Rouquidão, dificuldade em manter a voz, cansaço vocal, sensação de aperto na região da laringe são alguns dos sintomas que podem indicar distúrbios na voz de adultos e crianças.
A fonoaudióloga Andreza Farias, da rede de saúde Hapvida, explica as alterações mais comuns relacionadas a voz.
“Nódulo vocal e edema laríngeo são os tipos mais comuns de distúrbios. A disfonia - alteração na emissão vocal - por exemplo, pode acometer qualquer pessoa em apenas um evento de abuso e mau uso vocal, podemos citar os gritos em dia de futebol ou até mesmo quando as crianças imitam seus personagens favoritos fazendo a voz de um adulto”.
Em alerta aos pais, a fonoaudióloga chama a atenção para muitas crianças que apresentam rouquidão frequente, isso pode ter ligação direta com lesões nas pregas vocais.
Dr Andreza destaca ainda sobre algumas precauções, como a hidratação constante, evitar falar muito em lugares com muito barulho, não fumar, evitar o excesso de bebidas alcoólica e procurar um especialista em caso de rouquidão por mais de 15 dias.
“Jornalistas, cantores, professores, pessoas que trabalham com a voz devem ter cuidado redobrado, acompanhamento para aprender técnicas e exercícios são essenciais para esses profissionais”, recomenda.
O tratamento varia de acordo com cada paciente, podendo ser utilizado fonoterapia entre outros métodos.