29 ABR 2024 | ATUALIZADO 17:14
MOSSORÓ
DA REDAÇÃO
02/04/2019 18:06
Atualizado
03/04/2019 08:55

Médico mossoroense chora por não poder fazer transplante de menina no RN

RN não tem hospital credenciado ao SUS para fazer transplante de coração em crianças e, por esta razão, não conseguiu inserir Bruna na lista de espera da Central Nacional de Transplantes; Ao tomar conhecimento, o Governo do Estado cedeu o avião para ir buscar a equipe e fazer a transferência para Recife.
Menina Bruna está sendo mantida viva por aparelhos, que ajudam a oxigenar o corpo, enquanto a burocracia impede que os médicos incluam o nome dela na lista de espera por transplante na Central Nacional de Transplantes.
Reprodução/Redes sociais

O médico José Madson Vidal chora ao narrar a história da menina Bruna da Silveira Lopes Barbosa, de 7 anos, que não consegue fazer o transplante de coração em Natal por falta de credenciamento de hospital.

“Isso dói muito”, diz o médico Madson Vidal ao lembrar que, as vezes, a paciente chora, mesmo estando sedada, ao sentir angustia da família e médicos tentando socorrê-la.

Bruna e a família estão recebendo apoio da Associação de Amigos do Coração da Criança (AMICO), que fica na Rua Amintas Barros, em Natal.

Os médicos da AMICO, que tem a coordenação do mossoroense José Madson Vidal, atendem dezenas de crianças que nascem com algum problema no coração.

Ao se ver impossibilidade pela burocracia para inserir a menina Bruna na fila da Central Nacional de Transplantes para receber um coração, Madson Vidal escreveu nas redes sociais.

No texto, Madson pede ajuda do presidente Jair Bolsonaro e da governadora Fátima Bezerra para proporcionar uma chance de vida da menina Bruna.

Nesta terça-feira, 2, em entrevista ao Bom Dia RN, José Madson Vidal chorou ao relatar o caso da menina Bruna. O depoimento emocionado do médico despertou a revolta da população.

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde informou que o hospital de Recife aceitou receber a paciente. 

Contudo, Madson disse que é preciso um transporte aéreo que caiba a estrutura de UTI. Em seguida coloca-la na fila da Central Nacional de Transplantes para quando aparecer um doador.

Em suas redes sociais a Governadora Fátima Bezerra confirmou que o governo cedeu uma aeronave para garantir o transporte da criança, com todos os cuidados necessários, até Recife.

“O governo cedeu uma aeronave para ir buscar uma equipe em Recife, especializada no tipo de transplante dela, que vai fazer os primeiros atendimentos e acompanhar a paciente de volta até Recife, onde será possível realizar o procedimento”.


LEIA O TEXTO NA ÍNTEGRA.

“Não se deveria fazer contas ou haver ‘burocracias’ para tentar salvar uma vida. :broken_heart:”

Não se deveria fazer contas ou haver “burocracias” para tentar salvar uma vida.

Estamos com uma menina linda com seu coraçaozinho, que não funciona mais, conectado através de tubos a uma máquina (ECMO) para que ela não morra. Ela precisa fazer um transplante de coração para continuar lutando para viver, mas a Central Nacional de Transplantes negou que a equipe de transplante do @hospitalriogrande a listasse para ser transplantada aqui em Natal, porque o credenciamento do hospital não foi finalizado, e nem ofereceu outra unidade hospitalar transplantadora em outro estado para encaminhar criança( a burocracia é a mais importante que a vida e mata). Recorremos à justiça que não deu decisão favorável à criança por trâmites probatórios sem fim.

Queremos que o poder público se responsabilize pela criança autorizando o transplante em Natal ou ofereça essa possibilidade em outro estado e faça o transporte em uti aerea. O sangue dela é B- ( raro) , e a máquina não funciona por tempo indeterminado, e esse tempo perdido pode determinar a impossibilidade do transplante.

Vamos lutar para que Brunninha tenha pelo menos a chance de tentar o transplante.

Peço ao presidente da República @jairmessiasbolsonaro ao @minsaude e @henriquemandetta , a governadora @fatimabezerra13 a @sesaprn a @jf_rn que listem Brunninha como prioridade nacional para tentar fazer o transplante de coração aqui em Natal ou em qualquer outro hospital do Brasil.

Ajudem a salvar essa vida!


No Instagram do MOSSORÓ HOJE, o perfil pessoal da governadora Fátima Bezerra fatimabezerra13 escreveu:

"O Governo cedeu uma aeronave para ir buscar uma equipe em Recife, especializada no tipo de transplante dela, que vai fazer os primeiros atendimentos e acompanhar a paciente de volta até Recife, onde será possível realizar esse tipo de procedimento".

No Instagram Sesap foi divulgado:

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) informa que, através de contatos realizados nesta segunda-feira (1º), a Unidade Geral de Transplante do Instituto de Medicina Integral Professor Figueira (IMIP), em Recife, receberá a paciente Bruna da Silveira Lopes Barbosa, de sete anos. Ela terá prioridade na lista de espera para transplante cardíaco.

Neste momento, a secretaria, através das Centrais de Transplante e de Regulação, está em campo para conseguir uma UTI aérea para remoção da paciente.  

Bruna não possui condições de ser transferida por veículo terrestre devido seu estado de saúde e, atualmente, está ligada ao aparelho ECMO, que atua realizando a circulação sanguínea extracorpórea com a função de bombear e oxigenar o sangue.

Ressalta-se que no Rio Grande do Norte ainda não há nenhuma instituição hospitalar credenciada e apta a fazer esse tipo de transplante. Atualmente, o estado realiza transplantes de Rim, Córnea e Medula Óssea.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário