29 ABR 2024 | ATUALIZADO 08:33
MOSSORÓ
ANNA PAULA BRITO
04/04/2019 11:12
Atualizado
04/04/2019 12:10

Em Mossoró, mais de 2 mil títulos de eleitor estão irregulares

Os eleitores com irregularidade no título têm até o dia 6 de maio para resolverem a situação. Caso contrário, o título poderá ser cancelado.
No Brasil mais de 2,6 milhões de pessoas estão em situação irregular.
FOTO: REPRODUÇÃO

Os eleitores que não votaram nem justificaram a ausência às urnas nas últimas três eleições têm até o próximo dia 6 de maio para regularizar a situação. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), na cidade de Mossoró 2.437 pessoas estão com risco de cancelamento do título.

O chefe do Cartório Eleitoral da cidade, Luiz Sérgio, informou que os eleitores que não compareceram e nem justificaram o voto na eleição de 2018 e nos dois turnos de 2016 (visto que cada turno é considerado como uma nova eleição) se encontram em situação irregular.

“Esses eleitores terão até o dia 06 de maio para resolver a situação. É necessário vir até o cartório eleitoral, trazer a identidade e um comprovante de residência, mais o valor da multa, no total de R$ 10,50 (R$ 3,50 por turno), para só então ter o título regularizado”, explicou.

Em Mossoró a regularização poderá ser realizada no TRE – 33ª Zona Eleitoral, localizado no bairro Abolição 2. Também é possível fazer o processo pela internet, no portal do TSE, na opção quitação de multas. Ainda assim, é preciso levar a documentação ao cartório eleitoral.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em todo o país, mais de 2,6 milhões de pessoas estão em situação irregular. Já no RN o número é de 24.104 eleitores faltosos.

De acordo com o Tribunal, quem não acertar contas com a Justiça Eleitoral pode ter o título cancelado.

O título de eleitor é necessário para obter diversos documentos, tais como passaporte ou carteira de identidade e para receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público, por exemplo.

Além disso, o título também é exigido para obtenção de empréstimos, para participar de concorrências públicas, bem como para investidura em cargos de concursos públicos.

CONSULTA

O eleitor pode consultar sua situação do título no portal do TSE, na opção “situação eleitoral”, no canto superior esquerdo da página principal. Após preencher o nome completo e a data de nascimento, o serviço indicará se o título está regular ou irregular.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário