19 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:31
MOSSORÓ
03/05/2019 08:23
Atualizado
03/05/2019 08:27

Benes entra na luta para transformar maternidade de Mossoró em hospital escola

Deputado conheceu o trabalho realizado pelos interventores para restaurar a unidade de saúde, única em todo o oeste do Rio Grande do Norte, e conversou com a interventora Larizza Queiroz e o assessor jurídico Gustavo Lins
Deputado Benes Leocádio, a convite do vereador Bruno Melo, de Severiano Melo, conheceu o Hospital Maternidade Almeida Castro e se comprometeu ajudar no trabalho para transformar a unidade em hospital escola
FOTO: ALEXANDRA FERREIRA

O deputado federal Benes Leocádio, do PRB/RN, se comprometeu em contribuir com o processo de transformação do Hospital Maternidade Almeida Castro em hospital escola.

Veja mais

Projeto para tornar maternidade em unidade de ensino fica em 1º lugar em congresso

O compromisso do deputado com a instituição foi firmado após conhecer a estrutura já recuperada pela intervenção judicial nesta quinta-feira, dia 2, em Mossoró.  

O deputado visitou o HMAC a convite do vereador Bruno Melo, de Severiano Melo. “Uma preocupação nossa com o serviço muito importante para nossa região”, destaca vereador.

Leocádio conversou com a diretora (interventora judicial) Larizza Queiroz e o assessor jurídico Gustavo Lins, sobre a intervenção. Conheceu o trabalho determinado pela Justiça Federal.

Visitou a UTI neonatal, o Centro Obstétrico, o Centro Cirúrgico, a Casa da Mãe Curuja, conversou com pacientes da região do Vale do Açu e Central que estão na maternidade.

Ainda na maternidade, Benes Leocádio conheceu o projeto Flor de Lotus, importante trabalho realizado em parceria com o Ministério Público para atender vítimas de violência doméstica.

Na ocasião da visita, a diretora Larizza Queiroz e Gustavo Lins apresentaram ao deputado federal as demandas Unidade para o Ministério da Saúde, em Brasília.

O deputado fez questão de conhecer de perto as necessidades do centro de saúde e se colocar à disposição para conquistar investimentos junto ao Governo Federal.

“O Hospital Maternidade Almeida Castro, da APAMIM, é referência para saúde materna, neonatal e infantil na região oeste do RN”, reconheceu o parlamentar.

“Estive verificando como nosso mandato pode colaborar para viabilizar melhorias e atender os pleitos apresentados pela unidade”, destaca Benes Leocádio.

“Um deles, que considero muito importante, é a transformação da maternidade em hospital escola. Vamos levar este pleito ao Ministério da Saúde e defendê-lo em Brasília”, disse.

Após a visita ao HMAC, o deputado federal seguiu para uma série de visitas políticas na região do Alto Oeste do Rio Grande do Norte, entre os municípios, Severiano Melo.

O Hospital Maternidade Almeida Castro

A Intervenção Judicial no Hospital Maternidade Almeida Castro começou em outubro de 2014, quando a unidade de saúde (única em todo o oeste do RN) estava fechada.

Cumprindo ordens da Justiça, os interventores judiciais (com a coordenação de Larizza Queiroz) conseguiram instalar 180 leitos, sendo que 50 de alta complexidade para bebês.

Atualmente o HMAC realiza uma média de 20 partos ao dia, sendo que deste total 25% nascem prematuros ou com baixo peso e precisam de estrutura de UTI neonatal.

O trabalho dos interventores entrou numa segunda fase, que é tornar o HMAC em um hospital escola, com o objetivo de dotar a unidade com autonomia financeira.

Este trabalho conta com apoio da secretaria Municipal de Saúde, Saudade Azevedo, do Secretário Estadual de Saúde, Cipriano Correia, e dos reitores da UERN e UFERSA.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário