O deputado federal Benes Leocádio, do PRB/RN, se comprometeu em contribuir com o processo de transformação do Hospital Maternidade Almeida Castro em hospital escola.
Veja mais
Projeto para tornar maternidade em unidade de ensino fica em 1º lugar em congresso
O compromisso do deputado com a instituição foi firmado após conhecer a estrutura já recuperada pela intervenção judicial nesta quinta-feira, dia 2, em Mossoró.
O deputado visitou o HMAC a convite do vereador Bruno Melo, de Severiano Melo. “Uma preocupação nossa com o serviço muito importante para nossa região”, destaca vereador.
Leocádio conversou com a diretora (interventora judicial) Larizza Queiroz e o assessor jurídico Gustavo Lins, sobre a intervenção. Conheceu o trabalho determinado pela Justiça Federal.
Visitou a UTI neonatal, o Centro Obstétrico, o Centro Cirúrgico, a Casa da Mãe Curuja, conversou com pacientes da região do Vale do Açu e Central que estão na maternidade.
Ainda na maternidade, Benes Leocádio conheceu o projeto Flor de Lotus, importante trabalho realizado em parceria com o Ministério Público para atender vítimas de violência doméstica.
Na ocasião da visita, a diretora Larizza Queiroz e Gustavo Lins apresentaram ao deputado federal as demandas Unidade para o Ministério da Saúde, em Brasília.
O deputado fez questão de conhecer de perto as necessidades do centro de saúde e se colocar à disposição para conquistar investimentos junto ao Governo Federal.
“O Hospital Maternidade Almeida Castro, da APAMIM, é referência para saúde materna, neonatal e infantil na região oeste do RN”, reconheceu o parlamentar.
“Estive verificando como nosso mandato pode colaborar para viabilizar melhorias e atender os pleitos apresentados pela unidade”, destaca Benes Leocádio.
“Um deles, que considero muito importante, é a transformação da maternidade em hospital escola. Vamos levar este pleito ao Ministério da Saúde e defendê-lo em Brasília”, disse.
Após a visita ao HMAC, o deputado federal seguiu para uma série de visitas políticas na região do Alto Oeste do Rio Grande do Norte, entre os municípios, Severiano Melo.
O Hospital Maternidade Almeida Castro
A Intervenção Judicial no Hospital Maternidade Almeida Castro começou em outubro de 2014, quando a unidade de saúde (única em todo o oeste do RN) estava fechada.
Cumprindo ordens da Justiça, os interventores judiciais (com a coordenação de Larizza Queiroz) conseguiram instalar 180 leitos, sendo que 50 de alta complexidade para bebês.
Atualmente o HMAC realiza uma média de 20 partos ao dia, sendo que deste total 25% nascem prematuros ou com baixo peso e precisam de estrutura de UTI neonatal.
O trabalho dos interventores entrou numa segunda fase, que é tornar o HMAC em um hospital escola, com o objetivo de dotar a unidade com autonomia financeira.
Este trabalho conta com apoio da secretaria Municipal de Saúde, Saudade Azevedo, do Secretário Estadual de Saúde, Cipriano Correia, e dos reitores da UERN e UFERSA.