No primeiro dia de debates sobre ciências criminais realizado no Hotel Garbos, em Mossoró, o ex promotor de Justiça por 30 anos e atual advogado criminalista Paulo Roberto Leão, disse que a prisão para cumprimento de sentença antes do processo transitar em julgado é ilegal.
Em contato com o MOSSORÓ HOJE, ressaltou que a prisão de Lula, a luz da Constituição Federal, é ilegal. É patente, diz.
Confere.
Em outra palestra, a diretora Nacional das Coordenadorias Regionais e Estaduais do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM), advogada Eleonora Nacif bateu duro no projeto anticrime do ministro Sérgio Moro, da Justiça. Segundo ela, o projeto gera mais violência.
Confere
Os debates têm sequência neste sábado, dia 15, com vários especialistas na área de segurança pública e ciências criminais no auditório do Hotel Garbos, em Mossoró. É para professor, advogados e principalmente alunos dos cursos de direito.
Entre os palestrantes neste sábado, o pesquisador e coordenador de estatística na Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do RN, Ivênio Hermes, que vai tratar sobre a onda de homicídios no RN e o como o Governo do Estado, na atual gestão, está atuando para reduzir a criminalidade.
Na opinião do pesquisador Ivênio Hermes, a redução de homicídios nos primeiros 5 meses de 2019, em relação ao mesmo período de 2018, é sustentável. Vai continuar em queda, pois se trata de um trabalho da polícia baseado em análises criminais. A policia ataca o foco.
Confere
O organizador do Primeiro Congresso de Ciências Criminais da região de Mossoró, advogado Gabriel Bulhões, destaca a importância dos debates para os alunos que estão em formação nos cursos de direito em Mossoró e para os advogados que já estão no mercado. "Aqui apreendemos e aprimoramos conhecimento", destaca Gabriel Bulhões.