23 ABR 2024 | ATUALIZADO 09:46
EDUCAÇÃO
ANNA PAULA BRITO
19/08/2019 09:43
Atualizado
19/08/2019 09:57

Rio Grande do Norte se destaca com 20 medalhas na ONHB 2019

O estado foi o maior medalhista da Olimpíada Nacional em História do Brasil seguido pelos estados de Pernambuco (15), Ceará (14), São Paulo (12) e Bahia (4). Das 75 medalhas distribuída na final da olimpíada, 58 foram entregues a equipes do Nordeste.
Das 20 medalhas do RN, 19 foram conquistadas por alunos do IFRN.
FOTO: PORTAL IFRN

O Rio Grande do Norte brilhou na final da 11ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), realizada neste final de semana, dias 17 e 18 de agosto, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

O estado foi o maior medalhistas da olimpíada, com um total de 20 medalhas. Destas, 19 foram conquistadas por alunos do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).

No Instagram a Governadora Fátima Bezerra parabenizou os estudantes e disse estar emocionada em ver que os alunos estão lutando pelas conquistas do Instituto Federal.

“A memória da história leva um povo mais longe! Dizem que um elefante nunca se esquece, então a conquista foi mais que apropriada. O nosso elefante que é o Rio Grande do Norte brilhou nacionalmente com o talento e a dedicação dos nossos estudantes do IFRN”, disse.

O campus do IFRN, em Mossoró , conseguiu classificar 22 equipes e mais uma em lista de espera para a etapa final da ONHB 2019.

Contudo, nem todas as equipes conseguiram participar do evento, devido a falta de verba disponível na instituição para bancar a ida de todas as elas, após o contingenciamento realizado pelo Governo Federal.

Veja mais:

22 equipes do IFRN Mossoró estão classificadas para a final da ONHB


Apesar das dificuldades, os alunos do campus Mossoró ainda conseguiram trazer 6 medalhas para a cidade, sendo 2 de ouro, 1 de prata e 3 de bronze.


CONFIRA O QUADRO DE MEDALHAS DO RN

OURO

02 campus Mossoró

01 Campus Natal Central

01 Campus Canguaretama

PRATA

01 Campus Pau dos Ferros

01 Campus Apodi

01 Campus Mossoró

03 Campus Natal

BRONZE

03 Campus Mossoró

04 Campus Natal

01 Campus São Paulo do Potengi

1 Campus Nova Cruz


NORDESTE

Mas não foi só o Rio Grande do Norte que se destacou, das 75 medalhas distribuídas na final da olimpíada, 58 foram entregues a equipes do Nordeste.

Além do RN, Pernambuco conquistou 15 medalhas, o Ceará ficou com 14, a Bahia levou 4 medalhas, o Piauí ficou com 3 e os estados da Paraíba e Sergipe conquistaram 1 medalha cada.


A ONHB

Neste ano, a ONHB teve 73 mil inscritos desde a fase inicial. As equipes passaram por seis etapas online com duração de uma semana cada.

A final contou com a realização de uma prova dissertativa no sábado (17) em que foi apresentado um conjunto de documentos com manchetes de jornais dos últimos anos do Brasil e solicitado aos competidores a elaboração de um texto com os temas: violência, exclusão e banalidade do mal.



Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário