19 MAR 2024 | ATUALIZADO 22:55
ESPORTE
27/01/2020 08:35
Atualizado
27/01/2020 10:14

“A Praia é Para Todos” valoriza e inclui pessoas com deficiência em Tibau

O Projeto, realizado pelo segundo ano consecutivo, aconteceu entre as 8h e às 15h, com vôlei sentado, surf adaptado, gincana e futebol para surdos, banho de mar em cadeiras de rodas (anfíbias), música ao vivo com a dupla sertaneja Beth e Jammir, FitDance espaço kids para crianças com autismo e ensaio fotográfico, beneficiando cerca de 500 pessoas de vários municípios da região.
“A Praia é Para Todos” valoriza e inclui pessoas com deficiência em Tibau. O Projeto, realizado pelo segundo ano consecutivo, aconteceu entre as 8h e às 15h deste domingo (26), com diversas atividades esportivas e de lazer, beneficiando cerca de 500 pessoas de vários municípios da região.
FOTO: CEDIDA

Neste domingo (26) a Praia do Ceará, em Tibau, sediou a 2ª edição do projeto “A Praia é Para Todos”, que ofereceu atividades de esporte e lazer para cerca de 500 pessoas com deficiência e familiares.

A ação foi realizada pelo Fórum de Mulheres com Deficiência, com apoio de 16 instituições de inclusão social, universidades, empresas, entes públicos e articulação do mandato do vereador Petras Vinícius e da ex-prefeita de Mossoró Cláudia Regina.

Entre as 8h e às 15h, o projeto ofereceu vôlei sentado, surf adaptado, gincana e futebol para surdos, banho de mar em cadeiras de rodas (anfíbias), música ao vivo com a dupla sertaneja Beth e Jammir, FitDance espaço kids para crianças com autismo e ensaio fotográfico.

Todas as atividades foram acompanhadas por uma equipe multidisciplinar de especialistas.

A presidente do Fórum das Mulheres com Deficiência, Cláudia Medeiros, destaca a importância da ação para igualdade de oportunidades no acesso ao lazer para pessoas com deficiência e baixa mobilidade.

“Para nós, é uma alegria imensa proporcionar esses momentos e conscientizar outras pessoas que é possível e preciso ter mais locais de lazer assim”, diz.

BENEFÍCIOS

O vereador Petras observa que o projeto “A Praia é Para Todos” proporciona melhoria e desenvolvimento da autoestima, autovalorização e autoimagem, estímulo à independência e autonomia, experiência com potencialidades e limitações e outros benefícios.

“Iniciamos esse projeto no ano passado e, em 2020, conseguimos ampliá-lo e dar uma roupagem mais plural, reunindo participantes também de Mossoró, Currais Novos, Paraú, Apodi, Baraúna, Governador Dix-sept Rosado e Areia Branca”, frisa o parlamentar, que também destaca a importância das parcerias para o êxito do projeto.

UNIÃO

Entre os parceiros, Uern, Ufersa, Faculdade Católica do RN, 13 empresas, Câmara Municipal de Mossoró e Prefeitura de Tibau.

“Agradeço, de coração, a todos que colaboraram com o projeto”, reconhece o parlamentar, que defende que a ação não seja só anual e sim mais constante.

“A amizade cívica, construída com a junção de tantos parceiros, garante que diferentes deficiências ou limitações vivam a praia e tudo que ela traz de bom, em contato com a natureza, de forma sustentável e sadia. Estamos muito felizes com o resultado”, avalia Petras, aprovado em 2019 como líder da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (Raps).


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário