07 MAI 2024 | ATUALIZADO 13:18
EDUCAÇÃO
31/01/2020 15:39
Atualizado
31/01/2020 15:47

Mercado publicitário: novos modelos de consumo desafiam os profissionais

A mudança no mercado publicitário está demandando estratégias de comunicação integrada, em que o off-line e o online convergem para passar uma mensagem ao consumidor. Se antes uma propaganda era pensada apenas para a TV, hoje, ela tem que ser adaptada, também, para o meio digital.
FOTO: REPRODUÇÃO

Em meio à transição digital, a profissão vive um momento de desafios e estratégias e exige um profissional capaz de manter novas formas de adaptações.

A mudança no mercado publicitário está demandando estratégias de comunicação integrada, em que o off-line e o online convergem para passar uma mensagem ao consumidor. Se antes uma propaganda era pensada apenas para a TV, hoje, ela tem que ser adaptada, também, para o meio digital.

Criar, produzir e planejar são algumas das diversas atividades que o profissional formado em Publicidade e Propaganda pode fazer na carreira. Para a especialista em Big Data e Digital Strategist, Rebecca Lyrio, quem está entrando no mercado de trabalho como publicitário vai encontrar o desafio de manter-se equilibrado diante de um contexto que muda tão rápido.

“Como a tecnologia hoje é muito acelerada, causa na gente aquela angústia. Então, acho que o grande desafio, hoje, é se manter atualizado. Porém, também, manter o equilíbrio e a saúde mental”, comenta Rebecca.

Atualmente, existem oportunidades que passam despercebidas para os publicitários. “Hoje, o publicitário pode fazer roteiro de podcast, por exemplo, que são possibilidades que não existiam e, atualmente, tem-se mais de 33 milhões de pessoas ouvindo podcast. É um mercado que, aqui no Brasil, está muito aquecido, mas as pessoas não davam tanta importância e até um tempo atrás ele nem existia”, pontua Rebecca Lyrio.

Com a chegada de uma nova geração no mercado de trabalho, que anseia pela qualidade de vida, os modelos de trabalho para os publicitários passaram por mudanças, a exemplo do trabalho fora do escritório, o home office.

“Hoje, você pode trabalhar home office, bem como trabalhar um período na sua empresa. Você pode ser autônomo ou empreendedor, que antes não eram tão possíveis”, sinaliza Lyrio.

A estudante do último período do curso de Publicidade e Propaganda da UniFTC, Andresa de Oliveira, 24, viu na profissão o desejo de trabalhar com o que gosta. A futura publicitária é fã de festas eletrônicas e descobriu, no seu hobby, uma oportunidade de contribuir para a divulgação desse segmento.

“Escolhi trabalhar longe dos tradicionais escritórios e, atualmente, faço meu trabalho em casa, divulgando eventos nas mídias sociais”, declara. 


Perfil do profissional de Publicidade e Propaganda

Na visão da Digital Strategist, Rebecca Lyrio, que também recruta talentos para trabalhar com ela, não existe um padrão de perfil que o profissional deve se encaixar, contanto que tenha paixão pelo que faz. “Muitas vezes você pode ter um profissional reservado que consegue ter ideias geniais. Então, não há uma regra”.

Curiosidade: a celebração do dia do publicitário é comemorada em 1º de fevereiro. A data foi instituída em referência ao decreto de Lei nº 57.690, de 1º de fevereiro de 1966, criado com o objetivo de regulamentar a profissão de publicitário e agenciador de propagandas.


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