17 MAI 2024 | ATUALIZADO 18:16
SAÚDE
17/04/2020 19:43
Atualizado
18/04/2020 01:13

"Nós já nos cadastramos, estamos só aguardando Mossoró se cadastrar"

A frase acima foi dita por um grupo de alunos de medicina da UERN ao deputado Allyson Bezerra, na manhã de quinta-feira, 16, em frente a UPA do BH, pedindo que o deputado intercedesse junto a Prefeitura para que fosse feita a adesão do município ao programa federal "Brasil Conta Comigo"
Estudantes conversaram com o deputado Allyson Bezerra e o vereador Petras Vinícius, na manhã de quinta-feira, 16, em frente a UPA do Bairro Belo Horizonte, que será transformada em unidade de campanha em Mossoró-RN.

O deputado estadual Allyson Bezerra (Solidariedade), juntamente com os vereadores Petras Vinícius (DEM) e Ozaniel Mesquita (DEM), visitou nesta quinta-feira (16) a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Belo Horizonte, em Mossoró. No local está sendo instalado o Hospital de Campanha do município para receber pacientes do Covid-19.

É através deste programa que eles pretendem reforçar as fileiras contra o coronavirus em Mossoró, que já registrou oito óbitos em função do covid-19 desde o início da pandemia e tem dezenas de casos confirmados.

Veja mais

Secretaria de Saúde confirma oitavo óbito por coronavirus em Mossoró

Os números mostram à urgência. 125 leitos hospitalares estão ocupados hoje nas redes pública e privada do Rio Grande do Norte.

Os casos confirmados são 463 e houve 23 óbitos em 10 municípios. Doze óbitos estão em investigação pelo Laboratório Central do Estado e pelo Instituto de Medicina Tropical da UFRN.

Apesar da urgência e a necessidade de pessoal na linha de frente com o coronavirus,  Secretaria de Saúde não fez o cadastro no Ministério da Saúde. Preocupados com o avanço do coronavirus, os estudantes procuraram apoio da classe política em Mossoró.

Em reunião na manhã de quinta-feira,16, com o deputado Allyson bezerra, os estudantes pediram que ele intercedesse junto a Secretária de Saúde, Saudade Azevedo, para que a adesão seja feita o mais rápido possível.

“Esse programa foi lançado recentemente pelo governo federal e possibiliza que estudantes do quinto e sexto ano de medicina, juntamente com estudantes de enfermagem, fisioterapia e farmácia do último ano, atuem no combate ao coronavírus”, explica o estudante Henrique Oliveira.

O universitário, que estava acompanhado com vários outros colegas, disse que, para tanto, os gestores municipais ou diretores de hospitais precisam se cadastrar no sistema. Nós, alunos, já nos cadastramos e estamos aguardando os gestores se cadastrarem. Segundo informações a Prefeitura de Mossoró ainda não fez esse cadastro”, afirmou o estudante.

“Para isso, o gestor de Mossoró precisa cadastrar suas instituições no sistema”, completou Henrique Oliveira.

Allyson faz um apelo à Prefeitura de Mossoró, em específico a Secretaria Municipal de Saúde, para que faça a adesão do município ao Programa “O Brasil Conta Comigo”.

“Nós temos estudantes interessados em atuar e há uma necessidade de profissionais e eles estão se dispondo. Que a Prefeitura de Mossoró faça a adesão ao programa assim como a Secretaria do Estado de Saúde Pública já fez. Esse programa é o casamento perfeito, une quem está querendo prestar o serviço e quem está necessitando do serviço”, afirmou Allyson.

Também participaram da reunião os estudantes Arione Alves de Oliveira, Aglaube Airton de Sousa, Elisson Fernando Silva Lopes, José Marques Timbó Filho e José Adaílson Pereira Júnior, além do vereador Petras Vinícius (DEM). O deputado Allyson encaminhará ainda nesta sexta-feira (17), ofício à Prefeitura de Mossoró sobre o assunto.

Os estudantes também procuraram ajuda da deputada Isolda Dantas. 

Veja mais

Deputada solicita adesão da Prefeitura de Mossoró no Programa Brasil Conta Comigo

Após ouvir os apelos dos estudantes, numa reunião campal em frente a Unidade de Pronto Atendimento do Bairro Belo Horizonte, o deputado Allyson disse que ia fazer contato direto com a secretária Saudade Azevedo para agilizar a adesão.

Segue vídeo da reunião.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário