28 ABR 2024 | ATUALIZADO 14:28
EDUCAÇÃO
05/05/2020 16:49
Atualizado
05/05/2020 16:51

Semana Nacional da Matemática: IMPA transmite lives com palestras e entrevistas

Instituto de Matemática Pura e Aplicada preparou uma série de programações on-line. Durante a semana serão feitas lives sobre diversos temas, como por exemplo, a importância da ciência diante de um problema de saúde tão grave como o coronavírus. Para assistir só acessar o perfil do Instagram do instituto
FOTO: REPRODUÇÃO

Uma série de programações virtuais para celebrar a Semana Nacional da Matemática e o Dia Nacional da Matemática, comemorado no dia 6 de maio, está sendo realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). A programação inclui palestras e, também, entrevistas com pesquisadores.

Por conta da situação de pandemia, toda a programação será on-line. Durante a semana serão feitas lives sobre diversos temas, como por exemplo, a importância da ciência diante de um problema de saúde tão grave como o coronavírus. Para assistir só acessar o perfil do Instagram do instituto.

Para esta terça-feira, 5, está programada uma entrevista com o biólogo e microbiologista Atila Iamarino. A conversa, que vai ser mediada pelo diretor do IMPA, Marcelo Viana terá como tema a importância da ciência e da matemática no combate à Covid-19.

Amanhã (6), em celebração ao Dia Nacional da Matemática, as discussões estarão em torno do projeto “Livro Aberto de Matemática”, que produz uma coletânea de livros didáticos dessa área para a educação básica.

Para esse debate, os convidados são o professor da Universidade Federal Fluminense, Humberto Bortolossi, e o diretor da Escola de Matemática da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Fabio Simas, um dos criadores do “Livro Aberto”.

Também terá uma live com o coordenador-geral da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), Carlos Gustavo Tamm. Juntamente com Samuel Barbosa, que é professor da Universidade Federal da Bahia e líder de equipes em torneios internacionais como a Romanian Master of Mathematics, os pesquisadores conversarão sobre o mundo das competições científicas.

Para encerrar a comemoração, o Instituto preparou uma conferência on-line (webinário) que ocorrerá na sexta-feira, 8, às 11h. Os palestrantes Marcelo Viana, diretor geral do IMPA, Luciano Irineu, pesquisador do IMPA, Tiago Pereira, pesquisador do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo, e Sabine Rightti, jornalista da ciência, abordarão o tema “Matemática em Tempos de Crise” com foco na crise sanitária. Essa programação também pode ser acessada pelo canal do IMPA no You tube.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário