As inscrições para as vagas remanescentes para o segundo semestre de 2020 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) foram suspensas pelo Ministério da Educação (MEC). Segundo informa no site do programa, a paralisação ocorre devido à elevada procura para inscrição, o que ocasionou sobrecarga e instabilidade no sistema.
O MEC prorrogará o cronograma, “sem prejuízo para aqueles que já conseguiram concluir suas inscrições”. Ainda de acordo com comunicado disponibilizado no site, o novo cronograma será oficializado por meio de edital e a ampliação do prazo será proporcional ao período em que ocorreu a anormalidade no sistema.
O período de inscrição foi aberto no dia 6 de outubro e, nesta edição estão sendo ofertadas 50 mil vagas em instituições de ensino superior privadas em todo o país. Essas oportunidades são as que não foram ocupadas no processo regular do Fies desse ano.
Assim como no processo regular, a seleção é feita com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, desde que o candidato tenha obtido uma média igual ou superior a 450 pontos na soma das provas objetivas e não tenha zerado a redação. Além disso, a renda mensal bruta deve ser de até três salários-mínimos por pessoa do grupo familiar.
O processo de ocupação das vagas remanescentes ocorre de acordo com a ordem de conclusão das inscrições. Por isso, os candidatos precisam ficar atentos, pois se for necessário alterar alguma informação depois de ter concluído o cadastro no sistema, terá que cancelar e efetuá-la novamente. Sendo assim, a vaga escolhida poderá ser ocupada por outro candidato que tiver concluído a inscrição antes.