O instituto de pesquisas Datafolha divulgou na manhã desta segunda-feira (05), o resultado de uma pesquisa onde mostra que metade dos brasileiros concordam que "bandido bom é bandido morto".
A pesquisa foi encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que reúne especialistas em violência urbana no país, e foram ouvidos 1.307 pessoas em 84 cidades com mais de 100 mil habitantes.
O levantamento foi realizado no final de julho e fará parte do 9º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, que será divulgado nesta semana. E mostrou que 50% dos entrevistados concordam com essa posição. Outros 45% discordam. Enquanto que 3% se posicionaram de forma indiferente ao questionamento e 2% não souberam responder.
A margem de erros da pesquisa é de 3% para cima ou para baixo. Isso mostra um empate técnico na opinião dos brasileiros.
Segundo o vice-presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o sociólogo Renato Sérgio de Lima, essa divisão no país é um bom sinal. "Como metade da população é contra, isso pode ser visto como uma janela para a construção de políticas públicas. Há espaço para mudanças", afirmou.
O resultado apresentado pelo Datafolha reforça a sensação de especialistas da área de que a sociedade é tolerante com o assassinato de suspeitos por policiais.
O Datafolha revelou os dados em diferentes frentes. Foi levado em conta a idade, o sexo, a região onde vivem e a raça/cor dos entrevistados.
O MOSSORÓ HOJE elaborou os infográficos abaixo, mostrando os principais dados divulgados na pesquisa: