28 MAR 2024 | ATUALIZADO 16:21
NACIONAL
11/01/2021 18:21
Atualizado
12/01/2021 08:41

“A vacina vai começar no dia D, na hora H, no Brasil”, diz Pazuello

Em pronunciamento nesta segunda-feira (11) o Ministro da Saúde evitou estipular uma data para a vacinação contra a covid-19 no País. Eduardo Pazuello afirmou, no entanto, que todos os estados receberão simultaneamente as vacinas, no mesmo dia. “A prioridade já está dada, é o Brasil todo. Vamos fazer como exemplo para o mundo. Os grupos prioritários já estão distribuídos”, afirmou.
“A vacina vai começar no dia D, na hora H, no Brasil”, diz Pazuello. Em pronunciamento nesta segunda-feira (11) o Ministro da Saúde evitou estipular uma data para a vacinação contra a covid-19 no País. Eduardo Pazuello afirmou, no entanto, que todos os estados receberão simultaneamente as vacinas, no mesmo dia. “A prioridade já está dada, é o Brasil todo. Vamos fazer como exemplo para o mundo. Os grupos prioritários já estão distribuídos”, afirmou.
FOTO: REPRODUÇÃO

Nesta segunda-feira (11), o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, evitou cravar uma data de início para a vacinação contra a covid-19 no País.

Segundo o ministro, que tem sido cobrado por governadores e prefeitos do País para a definição de um calendário, a imunização no País irá começar “no dia D e hora H”.

“Todos os estados receberão simultaneamente as vacinas, no mesmo dia. A vacina vai começar no dia D, na hora H, no Brasil. No primeiro dia que a autorização for feita, a partir do terceiro ou quarto dia estará nos estados e municípios para iniciar a vacinação. A prioridade já está dada, é o Brasil todo. Vamos fazer como exemplo para o mundo. Os grupos prioritários já estão distribuídos”, afirmou.

Neste fim de semana, governadores do País manifestaram urgência para a definição de uma calendário de vacinação contra a covid-19.

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), e coordenador da articulação do Fórum Nacional dos Governadores sobre a Covid-19 disse ao Estadão/Broadcast estar “esperançoso” de que o País terá uma agenda para iniciar “a vacinação nas 27 Unidades da Federação, dependendo da liberação da Anvisa, de 22 a 27 de janeiro”.

Os chefes dos Executivos estaduais têm uma reunião prevista com Pazuello para esta terça-feira (12).

NÚMERO DE DOSES

O ministro afirmou também que a pasta analisa reduzir o número de doses aplicadas e ampliar o espaçamento entre a primeira e segunda doses necessárias a fim de garantir a redução da transmissão do novo coronavírus, a despeito da imunidade completa.

Segundo Pazuello, a redução de eficácia da vacina desenvolvida pela AstraZeneca e Universidade de Oxford em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz) seria de 90% para 71%.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário