26 ABR 2024 | ATUALIZADO 20:04
MOSSORÓ
20/05/2021 14:46
Atualizado
21/05/2021 08:54

“Padrão de excelência”, diz presidente do CREMERN sobre serviços da Maternidade Almeida Castro

Missão formada por quatro conselheiros do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte realizaram uma inspeção nos serviços de alta complexidade do Hospital Maternidade Almeida Castro, nesta quarta-feira, 19, em Mossoró, tendo saído elogiando o trabalho feito pela intervenção judicial de restauração dos serviços de obstetrícia e neonatologia para atender público do Oeste do RN.
“Padrão de excelência”, diz presidente do CREMERN sobre serviços da Maternidade Almeida Castro. Missão formada por quatro conselheiros do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte realizaram uma inspeção nos serviços de alta complexidade do Hospital Maternidade Almeida Castro, nesta quarta-feira, 19, em Mossoró, tendo saído elogiando o trabalho feito pela intervenção judicial de restauração dos serviços de obstetrícia e neonatologia para atender público do Oeste do RN.
FOTO: CEZAR ALVES

O conselho Regional de Medicina (CREMERN) realizou nesta quarta-feira, 19, mais uma inspeção no Hospital Maternidade Almeida Castro (HMAC), que é administrado por uma junta de intervenção judicial desde outubro de 2014, num processo movido pela entidade.

A missão do CREME foi composta pelos médicos Marcos Antônio Tavares Jácome da Costa Britto (presidente da entidade), Elio José Silveira da Silva Barreto, Francisco de Almeida Braga e Neuman Figueiredo de Macedo. Foram recebidos pelos colegas médicos Inavan Lopes e Manoel Nobre, além da diretora geral da instituição, Larizza Queiroz.

O HMAC é administrado pela APAMIM, foi usada por muitos anos para desvios de recursos públicos que deveria ter como destino o custeio do Hospital Maternidade Almeida Castro. É o que consta com provas no processo de intervenção judicial da entidade. O CREMERN argumentou a completa falta de estrutura para o exercício da medicina em 2014.

Na época, o Ministério Público Estadual, com apoio da Polícia, fez busca em apreensão na entidade. O processo terminou nas três esferas, sendo unificado no dia 28 de setembro de 2016 num só processo na Justiça Federal. Com a decisão de 2014, uma junta de interventores foi nomeada para restaurar os serviços de obstetrícia e neonatologia da entidade.

O trabalho vem sendo acompanhado, desde então pelo CREMERN e várias outras entidades de fiscalização dos recursos públicos. Em todos os relatórios destas fiscalizações ficou comprovado, em relatório técnico, a correta aplicação dos recursos e o restabelecimento sistemático dos serviços, proporcionando assim salvar centenas de vidas.

O HMAC estava fechado em 2014 e atualmente, segundo Larizza Queiroz, tem mais de 200 leitos ativos, destacando que deste número 17 são leitos de UTI neonatal, 15 leitos de Berçário e 18 leitos de Canguru, que, com outros serviços agregados, atende a uma demanda de mais ou menos 1.800 bebês que nascem prematuros e com baixo peso ao ano.

Ainda conforme a diretora geral, o Hospital Maternidade Almeida Castro também é dotado de UTI adulto para os casos das mulheres que precisam de UTI durante gestão, parto ou pós-parto. E a missão dos médicos do CREMERN foi exatamente inspecionar os cuidados de alto risco, tanto para o beber como para as mães dos bebês. E o resultado deste trabalho 


O presidente do CREMERN, Marcos Jácome, disse que cada vez que visita o HMAC, “observa melhorias. O nível da equipe profissional, realmente muito satisfatório, a assistência prestada a população nas áreas de obstetrícia e neonatologia sempre de um padrão de excelência”, diz.

“Então, ficamos muitos satisfeitos em verificar que a atenção dada por aqueles profissionais está sendo satisfatório a população”, acrescenta o presidente Marcos Jácome, lembrando que a intervenção judicial federal teve origem numa ação do CREMERN.

Destaca que esta é mais uma visita de uma série já realizada e que já deixou agendada um retorno para outra visita técnica ao HMAC. A diretora geral Larizza Queiroz disse que a instituição está sempre de portas abertas para receber os conselheiros do CREMERN, instituição que é autora da ação judicial que resultou na intervenção da APAMIM.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário