25 NOV 2024 | ATUALIZADO 11:42
SAÚDE
12/07/2021 08:25
Atualizado
12/07/2021 08:25

Como identificar que meu filho precisa usar óculos? Oftalmologista explica cuidados

De acordo com o IBGE, mais de seis milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência visual no Brasil. Alguns desses problemas podem ser evitados quando identificados e tratados corretamente. Deste modo, o médico oftalmologista do Hapvida Saúde, Érlon Pinheiro, esclarece que '' o primeiro exame começa logo ao nascimento, com o teste de olhinho, ao ser feito na primeira semana ou, até no máximo, o primeiro mês de vida. Depois disso, um exame oftalmológico completo deve ser realizado até o sexto mês e, a partir daí, exames semestrais ou anuais com todos os cuidados devidos”.
FOTO: REPRODUÇÃO

Para celebrar o Dia da Saúde Ocular, comemorado em 10 de julho, compartilhar informação sobre a importância da prevenção e tratamentos que podem ser aplicados para evitar a perda parcial ou absoluta da visão, é essencial.

Em decorrência da pandemia contra a covid-19, tem se tornado comum que crianças e adolescentes passem mais tempo diante das telas, seja para assistir aula online ou se divertir.

O fato é que os aparelhos eletrônicos tornaram-se parte da vida dos pequenos mas, por conta disso, os pais têm uma preocupação ainda maior com a visão desse público infantil.

Deste modo, o médico oftalmologista do Hapvida Saúde, Érlon Pinheiro, esclarece que “o primeiro exame começa logo ao nascimento, com o teste de olhinho, ao ser feito na primeira semana ou, até no máximo, o primeiro mês de vida. Depois disso, um exame oftalmológico completo deve ser realizado até o sexto mês e, a partir daí, exames semestrais ou anuais com todos os cuidados devidos”.

A prevenção e o tratamento precoce encontram-se entre as intervenções de saúde mais eficientes e que proporcionam melhores resultados. Afinal, é preciso acompanhar de perto se o seu filho precisará usar óculos.

De acordo com o IBGE, mais de seis milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência visual no Brasil. Alguns desses problemas podem ser evitados quando identificados e tratados corretamente.

“Pais, professores e demais familiares devem sempre ficar atentos aos sinais que a criança pode manifestar e, caso tenha alguma dificuldade em enxergar, é ideal uma consulta oftalmológica. Irritabilidade, olhar cansado, dificuldade de aprendizado, dor de cabeça, são alguns dos sintomas que podem surgir por um distúrbio ocular”, enfatiza Dr. Érlon Pinheiro.

No mais, é sempre bom procurar um especialista para obter diagnóstico e tratamento correto.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário