O deputado estadual Kelps Lima, presidente da CPI da Covid-19 na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte, solicitou a quebra de sigilos das contas da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap).
A CPI visa apurar os gastos do Governo do RN na compra de materiais e equipamentos para enfrentamento da pandemia no Estado.
Acontece que as contas que foram solicitadas para quebra de sigilo pelo deputado não são sigilosas. Logo após o pedido, o secretário estadual de planejamento, Aldemir Freire, afirmou que as contas são públicas e que qualquer pessoa pode ter acesso a elas, bastando apenas realizar um cadastro.
O deputado, inclusive, de acordo com documentos apresentados pelo secretário, já tem acesso às mesmas desde junho de 2020, deixando claro que o pedido de quebra de sigilo nada mais foi que uma cena para a mídia.
“Desde o dia 19/06/2020 que o Presidente da CPI da Covid na AL/RN tem acesso ao sistema de gestão orçamentária e fiscal do Estado, o SIGEF, podendo acompanhar praticamente em tempo real todos os gastos do Estado, incluindo aqueles da Covid #ServidoresDaSesapMerecemRespeito”, escreveu o secretário no twitter.
Aldemir também apresentou provas do que estava afirmando. Veja os documentos abaixo: