26 ABR 2024 | ATUALIZADO 10:01
SAÚDE
Da redação
31/10/2015 07:23
Atualizado
13/12/2018 01:09

Interventora da APAMIM revela próximo objetivo em benefício de Mossoró

Larizza Queiroz disse que a meta agora em parceria com o prefeito Francisco José Junior é credenciar o município junto ao SUS para fazer cirugias ortopédicas de alta complexidade no Hospital Materndiade Almeida Castro

A interventora na Associação de Assistência e Proteção a Maternidade e a Infância de Mossoró-APAMIM, Larizza Queiroz, revelou, em entrevista na FM 105, qual o próximo desafio da Junta de Intervenção na Maternidade Almeida Castro em benefício de Mossoró.

E esta possibildiade foi conversada com o prefeito Francisco José junior e a secretaria de Saúde Leodise Cruz quando da solenidade de reabertura da UTI adulto, semana passada. O prefeito e a secretária concordaram e colocaram todo o apoio possível para conquistar o benefício.

Durante a visita, o prefeito Francisco José Junior comentou sobre a importância da ampliação dos leitos de UTI em Mossoró. "Vai salvar centenas de vidas na cidade de Mossoró"...

Segundo Larizza Queiroz, o próximo desafio também em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, será credenciar o município de Mossoró, para fazer cirurgias ortopédicas de alta complexidade no Centro Cirurgico da do Hospital Maternidade Almeida Castro.

A interventora explicou que num primeiro momento, o Centro Cirúrgico (que era de uma sala pequena e sem equipamentos e foi ampliado para 4 salas e todas com equipamentos novos) já permitiu fazer cirurgias de baixa e médica complexidade (mais de 600 nos últimos seis meses).

Com a abertura da Unidade de Terapia Adulto, instalada pela Junta de Intervenção em parceria com a Prefeitura de Mossoró, já reúne todas as condições de fazer cirurgias de alta complexidade, no Hospital Maternidade Almeida Castro, em Mossoró/RN.

Benedito Viana, que é o enfermeiro chefe membro da Junta de Intervenção, explicou que cirurgia de alta complexidade são aqueles procedimentos que o paciente corre risco de morte. Neste caso, os médicos só fazem a cirurgia quando tem a UTI de apoio.

“São cirurgias na coluna, no fêmur, entre outras”, explica Benedito Viana. Larizza Queiroz diz que nestes casos, no passado, o paciente ficava até um ano no Hospital Regional Tarcísio Maia aguardando uma vaga para fazer este tipo de cirurgia em Natal.

“Não é justo que uma cidade do porte de Mossoró, não está podendo fazer este tipo de cirurgia, se tem médicos habilitados, se tem salas para fazer e existe uma grande demanda de traumatologia, devido ao aumento exagerado de acidentes de trânsito”, destaca.

Diante do cenário propício a fazer este tipo de cirurgia e a grande demanda, Larizza Queiroz, que também é auditora concursada, disse que vão ao Ministério da Saúde para credenciar Mossoró para fazer cirurgias ortopédicas de alta complexidade.

A Secretaria de Saúde de Mossoró, Leodise Cruz, que também é auditora, não só concorda com o próximo pleito da junta de intervenção, como está totalmente envolvida no processo. Segundo ela, sem o credenciamento junto ao Ministério da Saúde, a Prefeitura de Mossoró fica com a conta sozinha por este tipo de cirurgia e feita em outras regiões.

Com o credenciamento, o Hospital Maternidade Almeida Castro poderá fazer cirurgias de alta complexidade não só de Mossoró, mas de toda a região Oeste do Rio Grande do Norte gratuito, tuto via SUS, desde que estas cidades pactuem com Mossoró este tipo de procedimento médico, que atualmente é direcionado para Natal.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário