BRASÍLIA, TERÇA-FEIRA, 25 DE JANEIRO DE 2022 - Nº 3271
Ainda é muito cedo. Mas o cenário das pesquisas dá tanta tranquilidade a Lula da Silva que esboçam-se nas articulações os nomes de um eventual futuro Governo. O diplomata Celso Amorim será, de novo, chanceler. Caso Geraldo Alckmin se confirme como vice (pelo PSB ou PSD), poderá indicar nomes para a Educação (Gabriel Chalita, o cupido da aproximação), e para Ciência e Tecnologia – aérea na Era PT preferida dos dois partidos que duelam pela filiação do ex-tucano.
Lula ainda sonha, acredite, ter Ciro Gomes como ministro da Fazenda. Por isso não toca no tema e espera o adversário desistir da candidatura para propor a paz. O que, hoje, é improvável de acontecer.
Para a Saúde, os nomes de ex-ministros estão sobre a mesa. Lula e dirigentes petistas têm falado em transformar a pasta em superministério com ampliação do Sistema Único de Saúde (SUS) e possível fusão de secretarias do Ministério da Ciência e Tecnologia.
Veterano
O veterano José Sarney está sem mandato, não disputará mais nada, quer ver filhos e netos bem posicionados — e por isso a política não lhe sai da agenda. Com a missão de ajudar a filha Roseana a se eleger deputada federal, um neto ser eleito senador, e o filho Zequinha retomar posição de destaque em Brasília, o velho cacique está numa sinuca de bico.
Arranjos locais podem lhe forçar a apoiar Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) no Maranhão e no Amapá — pelo qual foi eleito senador e onde não pisa há oito anos. Sarney tem espólio eleitoral e o telefone não para de tocar.
Vetado pelo PTB após críticas ao presidente Jair Bolsonaro (PL) e ao Centrão, o ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub, encontra portas fechadas na busca de uma legenda que banque sua candidatura ao governo de São Paulo. Até o nanico PMN sinalizou que não vai embarcar na aventura do olavista falastrão.
O secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos em Saúde, Hélio Angotti Neto, que atribuiu eficácia à hidroxicloroquina no tratamento contra covid-19 e disse que vacinas não têm a mesma efetividade, figura na lista de indiciamentos da CPI da Covid. Foi enquadrado por incitação ao crime e epidemia com resultado morte.
Ação
O Ministério Público Militar (MPM) deu prosseguimento à ação aberta pelo deputado Elias Vaz (PSB-GO) para investigação de possíveis fraudes em licitações de alimentos para as Forças Armadas. O órgão encaminhou os dados à Procuradoria de Justiça Militar do Rio, onde foram apontadas as irregularidades.
Eletricitários de praticamente todas as subsidiárias da Eletrobras estão de braços cruzados por tempo indeterminado. Funcionários da Eletronorte, Eletrosul e Chesf também aderiram ao movimento grevista contra o aumento da contribuição dos trabalhadores no plano de saúde.
Segundo dados do Secovi-SP (Sindicato de Habitação), o mercado de imóveis de luxo teve uma alta expressiva em 2021, totalizando um crescimento de mais de 32%. Também há uma projeção de alta de 20% até 2023. Se a previsão se concretizar, o Brasil deve recuperar o posto de maior mercado de luxo da América Latina.
# Buser aumenta 140% venda de passagens em dezembro de 2021 em relação ao mesmo mês do ano passado. # Hospital São Francisco, no Rio, inaugura Unidade de Transição. # Levantamento da ClickBus revela aumento de 116% na procura de passagens rodoviárias online em 2022, em comparação ao mês de janeiro de 2021. # Estão abertas até março inscrições para APIS, curso pré-vestibular social do Colégio AZ.