Os sucessivos furtos de cabos da rede elétrica na região da Costa Branca continuam gerando enormes prejuízos a população, principalmente a indústria.
Neste sexta-feira, 18, um novo ataque. Desta vez na região entre as cidades de Tibau e Grossos. Ao menos não derrubaram o poste, como de costume fazem.
O crime desta sexta-feira, 18, deixou a região Sul de Tibau sem energia e água e a região norte de Grossos, igualmente sem água e sem energia.
A informação foi confirmada pela CAERN e COSERN.
“O furto de cabos do sistema elétrico da Neonergia Cosern, na tarde desta sexta-feira (18), suspendeu o funcionamento do poço de Areias Alvas, zona rural de Grossos”, destaca a nota divulgada pela CAERN.
“Com a interrupção do sistema, o abastecimento de água está suspenso nas comunidades da zona rural de Grossos, além das praias de Areias Alvas e Gado Bravo em Tibau”, complementa a nota.
“Equipes de técnicas da concessionária elétrica estão no local repondo a rede furtada e a previsão inicial de conclusão do serviço é às 15h”, adianta.
Informaram que “Assim que for reativado o sistema elétrico, o poço será religado e o fornecimento de água regularizado, sendo o prazo de normalização da distribuição de até 48h”, finaliza a nota da COSERN.
O Prejuízo
Há poucos dias, a gerência regional da COSERN informou que o roubo de fios é constante na região da Costa Branca, já tendo ocorrido mais de 400 ataques.
“Estimam que o prejuízo já ultrapassa a casa dos 3 milhões. Do ponto de vista social, a própria Cosern informa que não teve como dimensionar o tamanho do prejuízo”, destaca.
Diante dos casos e a dimensão gigantesca de prejuízos deixando as cidades sem energia, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social conversou com os industriários desta região.
Na ocasião, o coronel Araújo, secretário estadual de defesa social e segurança pública, garantiu endurecer o trabalho na região da Costa Branca.