29 ABR 2024 | ATUALIZADO 17:14
MUNDO
COM INFORMAÇÕES DA CNN
09/03/2022 08:30
Atualizado
09/03/2022 08:31

Porta-voz russa diz que não pretendem derrubar governo da Ucrânia e defende negociações

Nesta quarta-feira (9), Maria Zakharova disse que os objetivos de Moscou não incluem derrubar o governo de Kiev e que a Rússia espera alcançar progressos mais significativos na próxima rodada de negociações com a Ucrânia. Ela acrescentou que a operação militar da Rússia está seguindo estritamente seu plano.
FOTO: REUTERS

A Rússia alcançará seu objetivo de garantir o status neutro da Ucrânia e prefere fazer isso por meio de negociações, disse a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, nesta quarta-feira (9).

Os objetivos de Moscou não incluem derrubar o governo de Kiev, e a Rússia espera alcançar progressos mais significativos na próxima rodada de negociações com a Ucrânia, disse Zakharova em uma coletiva de imprensa, acrescentando que a operação militar da Rússia está seguindo estritamente seu plano.

Além disso, Zakharova acrescentou que a Rússia já teria recebido mais de 140 mil ucranianos em seu território desde a chamada “operação militar especial” na Ucrânia.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), mais de 2 milhões de refugiados já deixaram a Ucrânia até o momento.

Um novo cessar-fogo para a saída de civis da Ucrânia através de corredores humanitários foi informado pelos russos nesta quarta-feira (9).

Apesar da interrupção dos ataques desde às 9 horas local (4 horas de Brasília) desta quarta, as Forças Armadas ucranianas divulgaram um comunicado afirmando ser “difícil confiar no ocupante”.

Além da capital, Kiev, os corredores humanitários para pessoas estarão em Chernihiv, Sumy, Kharkiv e Mariupol. Apenas em Sumy, 5 mil pessoas deixaram a cidade na terça-feira.

O prefeito de Sumy, Oleksandr Lysenko, confirmou que civis em carros particulares estavam deixando a cidade também nesta quarta-feira.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário