Em Audiência Pública realizada pela deputada estadual Isolda Dantas, nesta quinta (31), representantes de sindicatos de servidores do INSS, sindicatos de agricultores e agricultoras e movimentos sociais denunciaram a precarização do INSS.
Os trabalhadores convocaram para uma mobilização nacional, a fim de pressionar o Congresso Nacional pela derrubada do corte de orçamento de 980 milhões no INSS. A mobilização também apresenta sugestões de melhorias para garantir direitos.
Djalter Rodrigues do Sindiprevs/RN chocou o plenário da Audiência expondo a situação atual do INSS que tem o déficit de pelo menos 25 mil servidores.
“Estamos batendo na porta de todos os deputados federais, senadores, com o pires na mão querendo o mínimo: servidores para dar conta da demanda”.
Ana Aline, vice-presidente da FETARN, disse que a luta é reunir todo apoio possível nos municípios, no Estado e em todo o país, especialmente porque agricultores e agricultoras estão sendo muito penalizados.
O presidente da Confederação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura (CONTAG) Aristides Veras afirmou que dia 5 de abril, será o dia D de mobilização em defesa da previdência.
“Vamos mobilizar todos os nossos associados. Nós do campo não vamos ficar parados. Vamos à luta no Congresso Nacional para derrubar o corte e manter a previdência viva.”.
A deputada Isolda se solidariza aos servidores do INSS e se coloca à inteira disposição para fortalecer a mobilização em defesa da previdência.
“Esse processo de mobilização é fundamental para a sociedade entender o que está acontecendo e se responsabilizar. Só a sociedade junto com o sindicato é possível reconstruir a previdência e fortalecer o INSS. Contem com a nossa luta no parlamento, redes, ruas e roçados!”, diz a deputada Isolda.
Participaram da audiência o deputado estadual Francisco do PT, a deputada federal Natália Bonavides e representantes do senador Jean Paul e o deputado Rafael Mota em apoio à mobilização.