Ao longo da amamentação, o organismo da mulher passa por uma série de adaptações e a demanda por alguns nutrientes aumenta. Por isso, para manter uma produção de leite adequada, o nutricionista do Sistema Hapvida, Alexandre Neves, alerta sobre os cuidados necessários.
''É essencial que as mães optem por refeições balanceadas com frutas, legumes, verduras, arroz, feijão, carnes e ovos. Tudo isso serve para proporcionar a alimentação que o bebê tanto precisa'', afirma o especialista.
De acordo com profissional, o cuidado com a hidratação também deve ser redobrado. ''Com a demanda aumentada de água no organismo é possível sentir mais fome e sede e, por isso, a mulher que está amamentando pode ficar mais desidratada que o normal'', alerta.
A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que o aleitamento materno seja realizado até os 2 anos ou mais da criança e exclusivo até os primeiros seis meses de vida.
''Existem vários estudos que comprovam que esse tipo de relação estabelecida diminui as taxas de mortalidade infantil, fortalece o sistema imune e evita diversas complicações, como alergias, diarreia e infecções respiratórias'', esclarece Alexandre Neves.
Alimentos como óleos, gorduras, sal e açúcar devem ser utilizados em pequena quantidade. Além disso, não são recomendados industrializados.