28 MAR 2024 | ATUALIZADO 17:59
SAÚDE
05/05/2022 12:10
Atualizado
05/05/2022 14:42

CCZ antecipa início da vacinação antirrábica no polo Alagoinha para este sábado, 7

Suspeitas de casos da doença nas localidades da zona rural de Mossoró levaram à antecipação da campanha que só terá início, oficialmente, na primeira semana de julho. A antecipação da vacinação antirrábica começará pela comunidade de Senegal. Logo na sequência (ainda neste sábado) a equipe de vacinação estará na localidade de Oiticica. No sábado seguinte (14), o cronograma do Centro de Zoonoses informa que a vacinação ocorrerá em Oiticica e Arisco; veja as datas de vacinação nas demais comunidades.
CCZ antecipa início da vacinação antirrábica no polo Alagoinha para este sábado, 7. Suspeitas de casos da doença nas localidades da zona rural de Mossoró levaram à antecipação da campanha que só terá início, oficialmente, na primeira semana de julho. A antecipação da vacinação antirrábica começará pela comunidade de Senegal. Logo na sequência (ainda neste sábado) a equipe de vacinação estará na localidade de Oiticica. No sábado seguinte (14), o cronograma do Centro de Zoonoses informa que a vacinação ocorrerá em Oiticica e Arisco; veja as datas de vacinação nas demais comunidades.
FOTO: WALMIR ALVES

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), inicia neste sábado (7) a vacinação contra a raiva no polo Alagoinha, zona rural de Mossoró.

Suspeitas de casos da doença nas localidades levaram à antecipação da campanha que só terá início, oficialmente, na primeira semana de julho.

“A gente entrou em contato com o Governo do Estado devido as suspeitas de casos positivos em herbívoros, animais grandes de produção. Achamos melhor solicitar ao Estado a liberação da antecipação da campanha antirrábica de 2022 no polo Alagoinha devido, principalmente, a essa situação”, disse João Paulo, coordenador do CCZ.

A antecipação da vacinação antirrábica começará pela comunidade de Senegal. Logo na sequência a equipe de vacinação estará na localidade de Oiticica.

No sábado seguinte (14), o cronograma do Centro de Zoonoses informa que a vacinação ocorrerá em Oiticica e Arisco.

Já no dia 21 de maio, a caravana estará em Coqueiro. No dia 28, as comunidades visitadas serão Lajedo e Recanto da Esperança.

No dia 11 de junho, conforme o cronograma, novamente a comunidade de Recanto da Esperança receberá a vacinação contra a raiva.

No dia 18 do mesmo mês a localidade escolhida é o Sítio Alagoinha. E no dia 25, encerrando a campanha antecipada, será no Sítio Bom Destino.

“Esse cronograma terá início neste sábado e se estenderá até o final de junho, quando iniciaremos na semana seguinte a vacinação na zona urbana. É importante enfatizar que a nossa campanha oficial na zona urbana começará somente no dia 4 de julho, conforme o calendário do Ministério da Saúde”, frisou João Paulo.

A vacina contra a raiva é de extrema importância para prevenir a doença causada pelo vírus do gênero Lyssavirus, que possui alta taxa de letalidade. A raiva é uma doença infecciosa viral aguda causada pelo vírus Lyssavirus, da família Rabhdoviridae, que atinge mamíferos, inclusive o homem.

É uma doença caracterizada como uma encefalite progressiva e aguda com alta taxa de letalidade. A raiva é transmitida a partir do contato com a saliva de um animal infectado, através da mordedura, arranhadura ou lambedura desse animal.

CRONOGRAMA DE VACINAÇÃO ANTECIPADA

7 de maio – Senegal e Oiticica

14 de maio – Oiticica e Arisco

21 de maio – Coqueiro

28 de maio – Lajedo e Recanto da Esperança

11 de junho – Recanto da Esperança

18 de junho – Sítio Alagoinha

25 de junho – Bom Destino


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário