24 NOV 2024 | ATUALIZADO 10:26
SAÚDE
22/08/2022 09:35
Atualizado
22/08/2022 10:07

PMM inicia aplicação da D5 contra a Covid-19 em imunocomprometidos

A aplicação da terceira dose de reforço contra a doença foi iniciada ainda no sábado (20). Já podem tomar a nova dose as população com imunodeficiência primária grave; pacientes em quimioterapia para câncer; transplantados de órgão sólido ou células-tronco hematopoiéticas (TCTH) que fazem uso de drogas imunossupressoras; pessoas vivendo com HIV/AIDS; pessoas que fazem uso de corticóides em dose menor de 20mg/dia de prednisona ou equivalente por menor 14 dias; que usam drogas modificadoras da resposta imune; pessoas com doenças autoinflamatórias, doenças intestinais inflamatórias; pacientes em hemodiálise; e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas. O recomendado é que a dose seja tomada 4 meses após a anterior.
FOTO: REPRODUÇÃO

A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou no sábado (20) a aplicação da quinta dose da vacina contra a Covid-19 em imunocomprometidos.

A informação foi confirmada pelo coordenador de Imunizações da SMS, Etevaldo Lima.

Nota técnica do Ministério da Saúde orienta aos estados e municípios a aplicação da quinta dose contra a Covid-19 para imunocomprometidos, a partir de 4 meses após a segunda dose de reforço, a chamada quarta dose.

De acordo com o documento, a medida é para os imunossuprimidos em alto grau de imunossupressão. Entende-se por imunocomprometidos:

- Imunodeficiência primária grave;

- Quimioterapia para câncer;

- Transplantados de órgão sólido ou células-tronco hematopoiéticas (TCTH) uso de drogas imunossupressoras;

- Pessoas vivendo com HIV/AIDS;

- Uso de corticoides em dose menor de 20mg/dia de prednisona ou equivalente por menor 14 dias;

- Uso de drogas modificadoras da resposta imune;

- Autoinflamatórias, doenças intestinais inflamatórias;

- Pacientes em hemodiálise;

- Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário