O suposto responsável pelo planejamento dos ataques da última sexta-feira em Paris, Adbdelhamid Abaaoud, foi identificado como um dos mortos na operação de quarta-feira da polícia francesa na cidade Saint-Dennis, ao norte da capital francesa, segundo autoridades.
O corpo dele foi encontrado perfurado por balas e fragmentos no apartamento onde ocorreu o cerco da polícia. O belga de 28 anos foi identificado pelas impressões digitais.
O grupo que se autodenomina "Estado Islâmico" também confirmou a morte de Abaaoud. Uma conta em francês no Twitter usada pelos extremistas reconheceu a morte dele publicando uma foto de Abaaoud com o comentário: "Allah tenha piedade de você, leão do Islã, você e seus irmãos com certeza alegraram os corações dos fiéis #IS".
"Allah tenha piedade de você" é uma saudação conhecida para falar dos mortos.
Oito pessoas foram presas e pelo menos duas morreram na operação.
Policiais fortemente armados invadiram o prédio em Saint-Dennis depois de receber a informação que Abaaoud estaria em Paris - inicialmente, pensava-se que ele estivesse no exterior.
Uma mulher que estava no apartamento (e que a imprensa francesa afirma ser a prima de Abaaoud) explodiu o cinto com explosivos que usava durante o cerco e morreu.
O gabinete da Promotoria francesa, que divulgou a informação da morte do suspeito, afirmou que ainda não se sabe se Abaaoud também explodiu um artefato semelhante ou não.