28 MAR 2024 | ATUALIZADO 18:35
NACIONAL
Da redação / Com informações do G1 e UOL
26/11/2015 07:23
Atualizado
13/12/2018 10:38

Além da microcefalia, Zika Vírus é achado em vítimas com síndrome rara

Hoje, além da síndrome de Guillain-Barré, o país enfrenta um surto de casos de recém-nascidos com microcefalia, condição caracterizada pela má-formação do cérebro.
Internet

Pesquisadores da Fiocruz de Pernambuco confirmaram a presença do vírus zika em pacientes diagnosticados com a síndrome de Guillain-Barré, doença neurológica rara e paralisante cujo aumento recente de casos também tem intrigado especialistas.

O resultado acende um alerta sobre o alto risco de complicações graves associadas à infecção pelo zika. Até recentemente, o vírus, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, era considerado de menor perigo e de efeitos mais brandos.

Hoje, além da síndrome de Guillain-Barré, o país enfrenta um surto de casos de recém-nascidos com microcefalia, condição caracterizada pela má-formação do cérebro e que pode trazer limitações ao desenvolvimento da criança.

"É um reforço de que a zika tem a ação no sistema nervoso central", diz o pesquisador Carlos Brito, que participou da pesquisa.



Foram colhidas amostras de sangue e de líquido da medula de oiti pacientes atendidos no Hospital de Restauração, em Recife, referência no tratamento de doenças neurológicas.

Em comum, todos relataram manchas vermelhas e dores no corpo, sintomas características do zika, dias antes de terem o quadro agravado por outras complicações. Desses, seis receberam o diagnóstico de Guillain-Barré.

A situação chamou a atenção da neurologista Maria Lúcia Brito Ferreira, que estranhou o crescimento súbito de casos da síndrome e encaminhou as amostras à Fiocruz.

"No ano passado, tive 14 casos no hospital. Só até junho, já eram 40", relata a médica.

O Ministério da Saúde diz que as investigações sobre a possível relação entre o zika vírus e complicações raras continuam. A pasta considera que é preciso resulado de mais exames para chegar a uma conclusão.

O zika vírua já tem circulação confirmada em 18 Estados brasileiros.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário