19 JUN 2024 | ATUALIZADO 09:17
MUNDO
COM INFORMAÇÕES DA CNN
04/04/2023 11:23
Atualizado
04/04/2023 11:24

Finlândia é oficialmente o 31º membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte

A+   A-  
A entrada da Finlândia na Otan, ocorrida nesta terça-feira (4), praticamente dobra a extensão da fronteira da aliança militar com a Rússia, adicionando cerca de 1.300 quilômetros. Antes desta terça-feira, cinco membros da Otan compartilhavam fronteira terrestre com a Rússia. A bandeira da Finlândia será hasteada do lado de fora da sede da Otan na tarde de hoje, em uma cerimônia com a presença de ministros das Relações Exteriores da Otan. Em todas as futuras reuniões da Organização, a Finlândia participa como “Aliada”, sentada à mesa entre a Estônia e a França.
Imagem 1 -  Finlândia é oficialmente o 31º membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte . A entrada da Finlândia na Otan, ocorrida nesta terça-feira (4), praticamente dobra a extensão da fronteira da aliança militar com a Rússia, adicionando cerca de 1.300 quilômetros. Antes desta terça-feira, cinco membros da Otan compartilhavam fronteira terrestre com a Rússia. A bandeira da Finlândia será hasteada do lado de fora da sede da Otan na tarde de hoje, em uma cerimônia com a presença de ministros das Relações Exteriores da Otan. Em todas as futuras reuniões da Organização, a Finlândia participa como “Aliada”, sentada à mesa entre a Estônia e a França.
Finlândia é oficialmente o 31º membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte . A entrada da Finlândia na Otan, ocorrida nesta terça-feira (4), praticamente dobra a extensão da fronteira da aliança militar com a Rússia, adicionando cerca de 1.300 quilômetros. Antes desta terça-feira, cinco membros da Otan compartilhavam fronteira terrestre com a Rússia. A bandeira da Finlândia será hasteada do lado de fora da sede da Otan na tarde de hoje, em uma cerimônia com a presença de ministros das Relações Exteriores da Otan. Em todas as futuras reuniões da Organização, a Finlândia participa como “Aliada”, sentada à mesa entre a Estônia e a França.
FOTO: REPRODUÇÃO

A Finlândia foi oficialmente nomeada o 31º membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), marcando uma grande mudança no cenário de segurança no nordeste da Europa.

A entrada da Finlândia praticamente dobra a extensão da fronteira da aliança militar com a Rússia, adicionando cerca de 1.300 quilômetros. Antes desta terça-feira, cinco membros da Otan compartilhavam fronteira terrestre com a Rússia.

O ministro das Relações Exteriores finlandês, Pekka Haavisto, concluiu o processo de adesão, nesta terça-feira (4), entregando um documento oficial ao secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, na sede da Otan, em Bruxelas.

O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, também esteve presente na sede da aliança.

“A Finlândia tornou-se hoje membro da aliança de defesa da Otan. A era do não alinhamento militar em nossa história chegou ao fim. Uma nova era começa”, disse a presidência finlandesa em um comunicado.

“Cada país maximiza sua própria segurança. A Finlândia também. Ao mesmo tempo, a adesão à Otan reforça a nossa posição internacional e margem de manobra. Como parceiro, há muito participamos ativamente das atividades da Otan. No futuro, a Finlândia contribuirá para a dissuasão e defesa coletiva da OTAN”, acrescentou.

A bandeira da Finlândia será hasteada do lado de fora da sede da Otan na tarde desta terça-feira (4) em uma cerimônia com a presença de ministros das Relações Exteriores da Otan.

Em todas as futuras reuniões da Otan, a Finlândia participa como “Aliada” — sentada à mesa entre a Estônia e a França.


Notas

Relativa

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário