Os professores pesquisadores da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), em parceria com a Prefeitura Municipal de Governador Dix Sept Rosado, transferiram conhecimento sobre como produzir bem mel de abelha de italiana.
O Curso foi realizado sábado (22), com aulas teóricas ministrado no Campus Central da UFERSA e práticas na Fazenda da UFERSA em Alagoinha, contou com vinte agricultores da Governador Dix Sept Rosado, que receberam apoio de transporte e alimentação durante o período.
A UFERSA também tem investimento em pesquisa em andamento na Fazenda Experimental no município de Rafael Fernandes. No local, foi inaugurado recentemente o Meliponário Paulo Menezes pelo Núcleo de Capacitação Tecnológica em Apicultura da UFERSA.
O núcleo é coordenado pela professora pesquisadora Kátia Gramacho. Os núcleos de pesquisa têm como principal referência do professor-doutor Lionel Segui Gonçalves. “Eu vim trabalhar aqui em Mossoró e nunca imaginei que um dia estaria numa situação de grande satisfação”, destaca o professor em um de seus discursos.
Quanto ao curso, trata-se de um projeto das secretárias de Agricultura e Desenvolvimento Rural e de Planejamento da Prefeitura Municipal de Governador Dix Sept Rosado para melhorar a vida no campo, desenvolvido através do Núcleo de Capacitação Tecnológica em Apicultura da UFERSA.
O secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Walace Tavares, também fez o curso. Ele observa que é uma oportunidade do pequeno produtor rural, além do cultivo da roça no regime de sequeiro, incrementar a renda familiar através da produção de mel.
Para os pesquisadores da UFERSA, é o momento que o professor pesquisador tem a chance de transferir o conhecimento adquirido numa instituição pública a comunidade. O Núcleo de Capacitação Tecnológica em Apicultura da UFERSA cumpre sua missão.
Durante o curso, os agricultores recebem conhecimento sobre a importância das abelhas para o meio ambiente. É fundamental para fazer a polinização nas flores e, assim, acontecer a geração e frutos, da continuidade da natureza. Preservá-las, é preservar a própria vida. Este tema faz parte do tema de ensino do Dr. Lionel. No Bee, no foof (sem abelhas, sem alimentos).
Apoio ao homem do campo
O prefeito Dr. Artur informa também que tem orientado as secretárias da Prefeitura a desenvolver diversas ações em benefício ao homem do campo, como perfuração de poços, recuperação das rodovias, preparado da terra, além da oferta de treinamento.