O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em Mossoró ofertará 250 vagas em dez cursos gratuitos de qualificação, para pessoas de baixa renda.
O anúncio foi feito hoje (9) pelo diretor do Senai em Mossoró, Emery Júnior, em pronunciamento no projeto Tribuna Popular, na sessão da Câmara Municipal de Mossoró.
Segundo ele, os cursos são: Assistente de Recursos Humanos; Operador de Computador; Eletricista Instalador Predial; Pedreiro de Alvenaria; Mecânico de Motocicletas; Eletricista Instalador Industrial; Auxiliar Administrativo; Padeiro; Encanador Hidráulico e Mecânico de Manutenção de Automóveis.
Já os requisitos são idade acima de 18 anos, comprovadamente de baixa renda (autodeclaração), identidade, CPF e comprovante de residência. A escolaridade varia de cada curso.
As matrículas para alguns cursos começarão próximo dia 21, e as primeiras aulas, dia 4 de setembro, das 7h às 11h e das 13h às 17h. A carga horária varia de 160 a 240 horas, que serão distribuídas a partir de setembro até o início de dezembro deste ano.
Importância
Emery Júnior destaca que os cursos do Senai têm um papel fundamental, ao fornecer conhecimentos técnicos e práticos em diversas áreas da indústria. “Capacitam os indivíduos, preparando-os para enfrentar os desafios do mercado de trabalho e para se adaptarem às constantes mudanças tecnológicas”, diz Emery.
Ao participar desses cursos, segundo ele, os alunos têm a oportunidade de desenvolver habilidades específicas, adquirindo conhecimentos teóricos e práticos, diretamente aplicáveis nas suas respectivas áreas de atuação.
Emery acrescenta que os cursos de qualificação do Senai contribuem para o desenvolvimento econômico e social de Mossoró, ao formar profissionais mais capacitados, além de aumentar a produtividade e a qualidade dos produtos e serviços oferecidos pelas indústrias.
“Isso resulta em um fortalecimento do setor industrial, gerando empregos de qualidade e impulsionando o crescimento econômico, e fomentando o empreendedorismo. Portanto, é crucial valorizar e investir nesse tipo de formação, reconhecendo a importância do conhecimento técnico e prático para o desenvolvimento sustentável e o sucesso profissional”, conclui. Mais informações no Whatsapp do Senai (3315-9400).
Apoio
Em aparte ao pronunciamento de Emery Júnior, destacaram apoio à oferta dos cursos os vereadores Lawrence Amorim (presidente da Câmara), Raério Araújo, Edson Carlos, Marckuty, Ozaniel Mesquita, Isaac da Casca e Paulo Igo. Alguns ex-alunos do Senai, os parlamentares destacaram o poder transformador dos cursos da instituição.