27 ABR 2024 | ATUALIZADO 20:04
EDUCAÇÃO
13/11/2023 08:31
Atualizado
13/11/2023 08:33

Finalizado o segundo dia do Enem, Inep diz que gabaritos serão divulgados nesta terça, 14

O Ministro da Educação, Camilo Santana, e pelo presidente do Instituto, Manuel Palacios, realizaram uma coletiva de imprensa, na noite deste domingo (12), para fazer o balanço do segundo dia de provas, concluído às 18h30. Segundo eles, O gabarito oficial e os Cadernos de Questões serão disponibilizados no portal do Inep às 19h desta terça-feira (14), ao contrário do que previa o edital. No total, foram 9.396 locais de prova e 10.086 coordenações, nas 132.466 salas de aplicação, em 1.750 municípios, distribuídos pelas 27 unidades da Federação. Ao todo, 2.217 participantes foram eliminados por portar equipamento eletrônico; ausentar-se antes do horário permitido; ou não atender orientações dos fiscais, por exemplo.
Finalizado o segundo dia do Enem, Inep diz que gabaritos serão divulgados nesta terça, 14. O Ministro da Educação, Camilo Santana, e pelo presidente do Instituto, Manuel Palacios, realizaram uma coletiva de imprensa, na noite deste domingo (12), para fazer o balanço do segundo dia de provas, concluído às 18h30. Segundo eles, O gabarito oficial e os Cadernos de Questões serão disponibilizados no portal do Inep às 19h desta terça-feira (14), ao contrário do que previa o edital.
FOTO: MEC

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) encerraram a aplicação regular do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 neste domingo, 12 de novembro. O balanço foi apresentado em coletiva de imprensa pelo Ministro da Educação, Camilo Santana, e pelo presidente do Instituto, Manuel Palacios.

O gabarito oficial e os Cadernos de Questões serão disponibilizados no portal do Inep às 19h (horário de Brasília) da próxima terça-feira (14) – o edital prevê a divulgação até 24 de novembro, mas Santana e Palacios anunciaram a nova data durante a coletiva.

Camilo Santana também falou sobre as medidas projetadas pelo MEC para as próximas edições. “Pretendemos fazer uma grande avaliação do Enem”, afirmou.

“Já procuramos reverter a curva de inscritos, que tem sido descendente nos últimos anos. Além disso, a nossa preocupação é garantir que mais concluintes do ensino médio façam o exame. Vamos procurar mecanismos que estimulem as inscrições. Temos discutido a possibilidade de gratuidade e de articulação com os estados, para que esses alunos sejam inscritos”, explicou o Ministro.

Santana anunciou, ainda, juntamente com Palacios, uma nova seleção para elaboradores de itens – a última foi realizada em 2020. A previsão é de que o Instituto publique um edital em janeiro de 2024.

APLICAÇÃO

De acordo com Palacios, “a apreciação é de que, exceto por alguns pequenos incidentes, a aplicação deste domingo ocorreu com tranquilidade em todo o país”.

No total, foram 9.396 locais de prova e 10.086 coordenações, nas 132.466 salas de aplicação, em 1.750 municípios, distribuídos pelas 27 unidades da Federação.

Ao todo, 2.217 participantes foram eliminados por portar equipamento eletrônico; ausentar-se antes do horário permitido; ou não atender orientações dos fiscais, por exemplo. Foram registrados 859 problemas logísticos, como emergências médicas, interrupções temporárias de energia elétrica ou abastecimento de água.

O balanço preliminar do Enem 2023 aponta para 68% de participação neste domingo (12). Os números definitivos dependem da consolidação por parte da instituição aplicadora e serão informados em 16 de janeiro de 2024, na divulgação dos resultados do exame.​ Os participantes resolveram itens de ciências da natureza e matemática.

REAPLICAÇÃO

O prazo para solicitar a reaplicação, por meio da Página do Participante, será de 13 a 17 de novembro. As pessoas que faltaram por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas, como prevê o edital, podem pedir para fazer as provas nos dias 12 e 13 de dezembro. O mesmo vale para as pessoas que foram alocadas em locais de prova com distância superior a 30 km da residência informada na inscrição.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário