O município de Mossoró ganhará, no próximo ano, o seu primeiro Parque Ambiental. O equipamento, que já estava com o projeto concluído, será construído no Centro da cidade, em um terreno cedido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).
A cessão da área de 78 mil m², às margens do Rio Mossoró, foi confirmada ao prefeito Francisco José Júnior durante reunião, nesta terça-feira, 29, com a equipe técnica do IBAMA, em Brasília.
De acordo com o prefeito, o parque trará uma série de benefícios para o município e para a população, podendo ser usado, inclusive, como ponto de estudos, no tocante ao meio ambiente, para crianças e adolescentes.
“Nós iremos entregar à população mossoroense um local onde eles poderão exercer suas atividades físicas, melhorando a qualidade de vida, e também sendo um ponto turístico, um ponto de encontro das famílias mossoroenses. Iremos também atrair os jovens e os estudantes para ter as noções ambientais, saberem a importância da preservação do meio ambiente”, destaca Francisco José Júnior.
Após construído, o Parque Ambiental abrigará quatro importantes órgãos públicos: Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (IDEMA), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Segundo o assessor técnico da Diretoria de Planejamento do IBAMA, Luiz Eduardo, o terreno foi cedido ao município por que “o IBAMA tem muito interesse em reforçar essas parcerias e trazer, tanto o município quanto a população, para perto das questões ambientais, onde essas temáticas possam ser discutidas e trabalhadas da melhor forma possível”.
A perspectiva é que o primeiro Parque Ambiental de Mossoró comece a ser construído já em fevereiro de 2016.