O Ministério da Justiça e Segurança Pública publicou duas portarias no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (9), voltadas ao Estado do Rio Grande do Norte. Em uma, designa diretor para a Penitenciária Federal de Mossoró. Na outra, prorroga a permanência da Força Penal Nacional no Estado.
O novo diretor da unidade prisional é Roderick Ordakowski. Ele já estava à frente da unidade prisional desde o mês de abril, após a recaptura de dois detentos, que protagonizaram a primeira fuga de uma penitenciária federal já registrada no país.
Logo após a fuga, no mês de fevereiro, o Ministério da Justiça afastou o então diretor da penitenciária, Humberto Gleydson Fontinele Alencar, até a conclusão das investigações, e nomeou Carlos Luis Vieira Pires como interino. Após a recaptura de presos, Fontinele foi afastado definitivamente e Vieira Pires substituído por Ordakowski.
FORÇA PENAL NACIONAL
Também nesta terça, o MJSP autorizou a permanência da Força Penal Nacional no Rio Grande do Norte. Os policiais já se encontram no estado desde fevereiro e devem permanecer por mais 60 dias, até 6 de setembro de 2024.
De acordo com a portaria, a Força Penal Nacional seguirá dando apoio ao Governo do Estado do RN, para treinamento, alinhamento de procedimentos de segurança e fluxos administrativos específicos.
Os treinamentos serão realizados na Unidade Prisional - Rogério Coutinho Madruga - PV5 e serão coordenados pela Secretaria Nacional de Políticas Penais, do Ministério da Justiça e Segurança Pública.