15 SET 2024 | ATUALIZADO 17:26
SAÚDE
13/08/2024 11:58
Atualizado
13/08/2024 12:00

HRTM realiza nova captação de órgãos; 4 pessoas na fila de transplante serão beneficiadas

A captação aconteceu na manhã desta terça-feira (13) e é a terceira realizada no ano de 2024, na unidade de saúde. Segundo a enfermeira Susana Cantídio Mendes, coordenadora da CIHDOTT, neste procedimento foram captados os rins, córneas e fígado. Os dois primeiros foram encaminhados para Natal, enquanto o fígado foi enviado para Fortaleza/CE. Com essa doação, um verdadeiro ato de amor pelo próximo, pelo menos quatro pacientes que aguardam na fila por transplante serão beneficiados e poderão voltar a ter qualidade de vida.
HRTM realiza nova captação de órgãos; pelos menos 4 pessoas na fila de transplante serão beneficiadas. A captação aconteceu na manhã desta terça-feira (13) e é a terceira realizada no ano de 2024, na unidade de saúde. Segundo a enfermeira Susana Cantídio Mendes, coordenadora da CIHDOTT, neste procedimento foram captados os rins, córneas e fígado. Os dois primeiros foram encaminhados para Natal, enquanto o fígado foi enviado para Fortaleza/CE. Com essa doação, um verdadeiro ato de amor pelo próximo, pelo menos quatro pacientes que aguardam na fila por transplante serão beneficiados e poderão voltar a ter qualidade de vida.

Mais um captação de órgãos foi realizada no Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró. O procedimento aconteceu na manhã desta terça-feira (13) e é o terceiro realizado no ano de 2024, na unidade de saúde.

A captação foi organizada pela equipe da Comissão Intra-Hospitalar de Captação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), do HRTM.

Segundo a enfermeira Susana Cantídio Mendes, coordenadora da comissão, neste procedimento foram captados os rins, córneas e fígado.

Os dois primeiros foram encaminhados para Natal, levados pela própria equipe de captadores, no helicóptero da Polícia Militar do Rio Grande do Norte. Já o fígado foi enviado para Fortaleza/CE.

A cirurgia de captação foi realizada pelos médicos Alexandre Borges e Hipólito Dantas (cirurgiões), Alan Kardec (anestesiologista) e Keli Holanda (oftalmologista).

Também participaram do procedimento de cirurgia as enfermeiras Mariana Consulin e Tathiane Assunção, com apoio da enfermeira Susana Cantídio e da psicóloga Simone Florentino, que atuou no suporte aos familiares do doador.

Com essa doação, um verdadeiro ato de amor pelo próximo, pelo menos quatro pacientes que aguardam na fila por transplante serão beneficiados e poderão voltar a ter qualidade de vida.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário