14 SET 2024 | ATUALIZADO 09:10
SAÚDE
27/08/2024 15:07
Atualizado
27/08/2024 15:07

Cerca de 30 mil pessoas no RN estão com a segunda dose da vacina contra a Dengue atrasada

A Sesap informou que estas pessoas tomaram a primeira dose, mas ainda não retornaram aos postos para completar o ciclo de imunização. “Completar o esquema vacinal é essencial para garantir a eficácia do imunizante e prevenir quadros graves da doença e hospitalização”, alertou a coordenadora do programa de imunização da Sesap, Laiane Graziela. Até o momento, o RN administrou 48.184 vacinas relativas à primeira dose e apenas 13.195 referentes à segunda dose. O imunizante está disponível em 34 municípios potiguares.
Cerca de 30 mil pessoas no RN estão com a segunda dose da vacina contra a Dengue atrasada. A Sesap informou que estas pessoas tomaram a primeira dose, mas ainda não retornaram aos postos para completar o ciclo de imunização. “Completar o esquema vacinal é essencial para garantir a eficácia do imunizante e prevenir quadros graves da doença e hospitalização”, alertou a coordenadora do programa de imunização da Sesap, Laiane Graziela. Até o momento, o RN administrou 48.184 vacinas relativas à primeira dose e apenas 13.195 referentes à segunda dose. O imunizante está disponível em 34 municípios potiguares.

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) reforça a importância de completar o esquema vacinal contra a dengue. De acordo com os dados mais recentes, cerca de 30 mil pessoas ainda não retornaram aos postos de vacinação no Rio Grande do Norte para receber a segunda dose da vacina.

Até o momento, a saúde do estado administrou 48.184 vacinas relativas à primeira dose e apenas 13.195 referentes à segunda dose. O imunizante está disponível em 34 municípios potiguares.

O RN recebeu um total de 102.410 doses da vacina, voltada prioritariamente à população na faixa etária de 10 a 14 anos, conforme recomendação do Ministério da Saúde.

“Completar o esquema vacinal é essencial para garantir a eficácia do imunizante e prevenir quadros graves da doença e hospitalização. Muitas vacinas, incluindo as contra a dengue, são projetadas para serem administradas em mais de uma dose, sendo cada uma delas fundamental para o desenvolvimento e a manutenção de uma resposta imunológica segura e duradoura. Nisso reside a importância das duas doses estarem em dia”, alertou a coordenadora do programa de imunização da Sesap, Laiane Graziela.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário