14 SET 2024 | ATUALIZADO 09:10
SAÚDE
26/08/2024 18:31
Atualizado
26/08/2024 18:31

Nascem os primeiros bebês frutos de reprodução assistida no Ambulatório do Hospital da Mulher

O trabalho foi iniciado em 2023 e já beneficiou mais de 500 casais. O nascimento dos três primeiros bebês é um importante passo para a saúde reprodutiva da região, que conta com poucos serviços de reprodução assistida no Brasil, sendo apenas oito em todo o país. O Ambulatório de Reprodução Humana do Hospital da Mulher Parteira Maria Correia (HMPMC), em Mossoró, é o primeiro ambulatório de reprodução humana mantido pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do SUS, e é uma referência para casais com dificuldades para engravidar em toda a região.
Nascem os primeiros bebês frutos de reprodução assistida no Ambulatório do Hospital da Mulher. O trabalho foi iniciado em 2023 e já beneficiou mais de 500 casais. O nascimento dos três primeiros bebês é um importante passo para a saúde reprodutiva da região, que conta com poucos serviços de reprodução assistida no Brasil, sendo apenas oito em todo o país. O Ambulatório de Reprodução Humana do Hospital da Mulher Parteira Maria Correia (HMPMC), em Mossoró, é o primeiro ambulatório de reprodução humana mantido pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do SUS, e é uma referência para casais com dificuldades para engravidar em toda a região.

O Ambulatório de Reprodução Humana do Hospital da Mulher Parteira Maria Correia (HMPMC) comemora o nascimento dos primeiros três bebês, resultado de um trabalho iniciado em 2023, que já beneficiou mais de 500 casais.

Este marco é um importante passo para a saúde reprodutiva da região, que conta com poucos serviços de reprodução assistida no Brasil, apenas oito em todo o país.

Este é o primeiro ambulatório de reprodução humana mantido pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e é uma referência para casais com dificuldades para engravidar em toda a região.

O ambulatório também desempenha um papel fundamental na formação de profissionais, com a participação de internos de Medicina da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e FACENE, além de residentes em ginecologia obstétrica da UERN.

"A equipe multiprofissional está sendo preparada para garantir que, durante o processo de inseminação, todos – psicólogos, enfermeiras, assistentes sociais – estejam capacitados para acolher os pacientes de Mossoró e de outros 63 municípios da região. Este ambulatório não apenas assiste os casais, mas também educa futuros profissionais para identificar e encaminhar casos em suas comunidades," explica a obstetra Lícia Maria Alves, responsável pelo ambulatório.

No Norte-Nordeste, apenas dois centros de saúde pública oferecem serviços de reprodução assistida: a Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC), em Natal, e o ambulatório do Hospital da Mulher, em Mossoró. Este último, especializado no diagnóstico e nos tratamentos de baixa complexidade, como o namoro programado, já começa a colher frutos com os primeiros nascimentos.

"O ambulatório oferece diagnóstico, acolhimento e investigação para os casais, orientando-os em relação aos exames necessários. Em casos indicados, realizamos a indução de ovulação, que é uma técnica de baixa complexidade, resultando em mulheres grávidas após tentativas frustradas por anos. Esses bebês são fruto do trabalho árduo e da esperança de muitas dessas mulheres," destaca Dra. Lícia.

Devido à confidencialidade e à natureza sensível dos casos, não serão divulgados nomes ou fotos dos casais beneficiados.

COMO TER ACESSO AO TRATAMENTO

Casais que enfrentam dificuldades para engravidar podem acessar os serviços do Ambulatório de Reprodução Humana do Hospital da Mulher Parteira Maria Correia por meio de encaminhamento médico.

É necessário consultar um médico de atenção primária ou um ginecologista, que poderá fazer o encaminhamento para um especialista em fertilidade.

Em seguida, os casais devem procurar a Secretaria Municipal de Saúde da sua cidade e, no Núcleo de Regulação, solicitar o atendimento no ambulatório do HMPMC. O telefone do Hospital da Mulher é (84) 3317-2132.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário