18 SET 2024 | ATUALIZADO 18:32
ESTADO
11/09/2024 09:08
Atualizado
11/09/2024 09:08

RN tem maior estimativa para crescimento do PIB industrial de 2024

A previsão foi divulgada na “Resenha Regional”, uma publicação do Banco do Brasil, que apresenta análises de especialistas em cenários econômicos. Além disso, o estado também está com o terceiro melhor percentual na projeção para o PIB total, com 4,4%, empatado com o Pará. Na edição mais recente da publicação, divulgada na segunda-feira (09.09), os analistas do Banco do Brasil revisaram para cima as expectativas de crescimento do Rio Grande do Norte, com base no desempenho econômico do Estado.
RN tem maior estimativa para crescimento do PIB industrial de 2024. A previsão foi divulgada na “Resenha Regional”, uma publicação do Banco do Brasil, que apresenta análises de especialistas em cenários econômicos. Além disso, o estado também está com o terceiro melhor percentual na projeção para o PIB total, com 4,4%, empatado com o Pará. Na edição mais recente da publicação, divulgada na segunda-feira (09.09), os analistas do Banco do Brasil revisaram para cima as expectativas de crescimento do Rio Grande do Norte, com base no desempenho econômico do Estado.

O Rio Grande do Norte está com a maior estimativa para crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) da Indústria para 2024, entre os estados brasileiros, com um aumento projetado de 10,1%. A previsão foi divulgada na “Resenha Regional”, uma publicação do Banco do Brasil, que apresenta análises de especialistas em cenários econômicos. Além disso, o estado também está com o terceiro melhor percentual na projeção para o PIB total, com 4,4%, empatado com o Pará.

Na edição mais recente da publicação, divulgada na segunda-feira (09.09), os analistas do Banco do Brasil revisaram para cima as expectativas de crescimento do Rio Grande do Norte, com base no desempenho econômico do Estado.

O estudo destaca o RN como uma das unidades da federação com melhores resultados na atividade econômica, indicando que a evolução da atividade industrial potiguar será ainda maior do que o previsto anteriormente.

“Entre os estados que apresentaram os melhores resultados neste período [de junho deste ano] estão o Maranhão (17,3%), influenciado pelas indústrias de celulose e metalurgia; e o Rio Grande do Norte (15,2%), impulsionado pela indústria de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (óleo diesel) e confecção de artigos de vestuário”, aponta a Resenha Regional do BB.

Com base nessas informações, o crescimento anual da indústria no Rio Grande do Norte deverá atingir 10,1%, segundo os especialistas do Banco do Brasil. O Ceará aparece em segundo lugar nessa projeção, com 6,5%.

A previsão de avanço da indústria potiguar é o dobro da média calculada para a região Nordeste (5%). Para o PIB anual da indústria nacional, a projeção é de 3,4%. Os analistas também preveem um crescimento significativo para a agropecuária do RN, estimado em 9,8%.

As projeções para o desempenho anual do PIB total do Rio Grande do Norte foram revisadas. E indicam um aumento do crescimento das atividades econômicas observadas na totalidade. “Fizemos uma revisão positiva mais acentuada para Rondônia, Roraima, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Espírito Santo e Goiás (todas revisões de magnitude igual ou superior a 1 ponto percentual)”, destaca a publicação.

Assim, a projeção do PIB total, no RN, passou, para 2024, de 3,4% para 4,4%, a quarta maior perspectiva de aumento entre os estados brasileiros. Esse indicador está acima da projeção nacional, que é de 3%, e da regional, de 3,4%.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Sílvio Torquato, afirma que as projeções da Resenha Regional devem ser analisadas com atenção, pois são baseadas em fundamentos técnicos e especializados, elaborados por profissionais qualificados.

Para Sílvio Torquato, os indicadores mostram que o Rio Grande do Norte tem acertado em seus programas de incentivo a empreendimentos e nas decisões para aprovar legislações que regulamentam e melhoram o ambiente de negócios.

Entre os fatores que impulsionam o desempenho da indústria, ele cita o Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial do RN (PROEDI), aprovado pelo governo Fátima Bezerra, que substituiu o antigo PROADI; o diálogo permanente com os setores produtivos; e as medidas adotadas para estimular a produção, como a aprovação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa e a Lei do Gás, enviadas para votação pelo governo na atual gestão.

Resenha

A Resenha Regional integra as análises macroeconômicas que abrange cenários, indicadores de mercado e fatos econômicos relevantes para orientar as estratégias de investimento e de mercado. Trata-se de conteúdos da equipe especializada do Banco do Brasil neste tipo de levantamento.

O Relatório Regional é mensal com os principais indicadores econômicos por região publicados e as projeções do PIB para os estados com detalhamentos setoriais.

PROJEÇÃO DE CRESCIMENTO DO PIB

Maiores crescimentos projetados - PIB Industrial

Rio Grande do Norte: 10,1%

Ceará: 6,5%

Mato Grosso do Sul: 5,7%

Paraíba: 5,6%

Goiás: 5,4%

Pernambuco: 5.3%

Maiores crescimentos - PIB total em 2024

Paraíba: 6,8%

Amará 5,8%

Tocantins: 5,8%

Rio Grande do Norte: 4,4%

Pará: 4,4%


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário