26 DEZ 2024 | ATUALIZADO 08:36
NACIONAL
24/10/2024 18:31
Atualizado
24/10/2024 18:31

Voo com mais 239 brasileiros decola do Líbano; no total 1.638 pessoas já foram resgatadas

O oitavo voo da Operação Raízes do Cedro saiu da capital libanesa nesta quinta-feira (24). A previsão de chegada ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo (SP), é na madrugada de sexta-feira (25). Com esse grupo, o Brasil terá resgatado 1.638 pessoas e 19 pets das mais de 3 mil pessoas que estão no Líbano e que manifestaram interesse na repatriação após ataques israelenses ao país, conforme informações do Itamaraty.
Voo com mais 239 brasileiros decola do Líbano; no total 1.638 pessoas já foram resgatadas. O oitavo voo da Operação Raízes do Cedro saiu da capital libanesa nesta quinta-feira (24). A previsão de chegada ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo (SP), é na madrugada de sexta-feira (25). Com esse grupo, o Brasil terá resgatado 1.638 pessoas e 19 pets das mais de 3 mil pessoas que estão no Líbano e que manifestaram interesse na repatriação após ataques israelenses ao país, conforme informações do Itamaraty.

O oitavo voo da Operação Raízes do Cedro saiu da capital libanesa, Beirute, nesta quinta-feira (24), com 239 brasileiros e familiares e três animais de estimação. A previsão de chegada ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo (SP), é na madrugada de sexta-feira (25).

Com esse grupo, o Brasil terá resgatado 1.638 pessoas e 19 pets das mais de 3 mil pessoas que estão no Líbano e que manifestaram interesse na repatriação após ataques israelenses ao país, conforme informações do Itamaraty.

A força-tarefa de acolhimento de brasileiros repatriados conta com a colaboração do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que auxilia no controle migratório e na identificação dos recém-chegados. O trabalho é feito com apoio da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

“O atendimento dos repatriados dura cerca de 30 minutos. Uma equipe especializada da PF cuida do controle migratório e a PRF auxilia na logística”, explica a diretora de Migrações do MJSP, Luana Medeiros.

Ela explica que o trabalho de acolhimento dos repatriados tem a participação de várias instituições. Quando chegam ao Brasil, por exemplo, as famílias são recebidas por equipes especializadas do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

O papel delas é acolher as demandas imediatas e avaliar se as pessoas têm redes de proteção familiar ou social no Brasil. Esse trabalho é feito em conjunto com a Agência da Organização das Nações Unidas para as Migrações.

Os especialistas também verificam, conforme a situação de cada pessoa repatriadas, a necessidade de encaminhamentos a abrigos do Sistema Único de Assistência Social (Suas) ou de hospedagem temporária.

As famílias em situação de vulnerabilidade são conduzidas para serem integradas aos programas sociais do Governo Federal, como o de complementação de renda, Bolsa Família.

Histórico

A primeira escala da operação pousou no Brasil em 6 de outubro. O grupo com 229 passageiros e três animais domésticos foi recebido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que reforçou que o País seguirá com os esforços para trazer todos os brasileiros e familiares que necessitarem.

No dia 8 do mesmo mês, uma nova escala da operação trouxe até São Paulo 227 passageiros e mais quatro animais domésticos. Em 10 de outubro, uma terceira escala chegou com 218 passageiros e cinco pets.

A quarta escala desembarcou no dia 12, com 211 passageiros. O quinto voo pousou em 14 de outubro, com 220 passageiros e dois pets. No sábado (19), o sexto voo chegou ao Brasil com 212 passageiros e um pet. O sétimo, pousou no Brasil na terça-feira (22) com 82 pessoas e um animal de estimação.

Orientações

O Governo Federal reitera o alerta para que todos os brasileiros que ainda estão no Líbano ou em áreas próximas sigam as orientações de segurança das autoridades locais e que procurem deixem o território por meios próprios.

O aeroporto de Beirute continua em operação, com voos da companhia libanesa Middle East Airlines. Os números de plantão consular do Itamaraty seguem disponíveis, em caso de necessidade, ambos com Whatsapp: +55 (61) 98260-0610 e +55 (61) 98313-0146.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário