28 OUT 2024 | ATUALIZADO 12:16
MOSSORÓ
ANNA PAULA BRITO
28/10/2024 09:49
Atualizado
28/10/2024 10:02

Sem saber que estava grávida, jovem de 21 anos dá à luz na Upa do Alto de São Manoel

O caso inusitado aconteceu por volta das 21h deste domingo (27). Segundo o médico Marcelo Duarte, que estava de plantão na unidade e atendeu a jovem, ela chegou ao local se queixando de dor lombar e ardência ao urinar, o que fez a equipe desconfiar de infecção urinária. Ainda segundo o médico, além da paciente não mencionar gravidez, ela também não tinha qualquer barriga que fizesse a equipe desconfiar deste fato. No momento em que foi ao banheiro colher amostra para fazer exame, ela entrou em trabalho de parto e foi rapidamente atendida pela equipe. A criança nasceu saudável e ambas foram transferidas para a maternidade Almeida Castro.
Sem saber que estava grávida, jovem de 21 anos dá à luz na Upa do Alto de São Manoel. O caso inusitado aconteceu por volta das 21h deste domingo (27). Segundo o médico Marcelo Duarte, que estava de plantão na unidade e atendeu a jovem, ela chegou ao local se queixando de dor lombar e ardência ao urinar, o que fez a equipe desconfiar de infecção urinária. Ainda segundo o médico, além da paciente não mencionar gravidez, ela também não tinha qualquer barriga que fizesse a equipe desconfiar deste fato. No momento em que foi ao banheiro colher amostra para fazer exame, ela entrou em trabalho de parto e foi rapidamente atendida pela equipe. A criança nasceu saudável e ambas foram transferidas para a maternidade Almeida Castro.

Uma jovem de 21 anos deu à luz na noite deste domingo (27), na Unidade de Pronto Atendimento do bairro Alto de São Manoel, em Mossoró. Até aí, uma história completamente normal, se não fosse o fato de a mulher não saber que estava grávida.

O caso foi relatado pelo médico Marcelo Duarte, que estava de plantão na unidade e atendeu a jovem mãe.

Segundo ele, a paciente chegou ao local por volta das 21h, se queixando de dor lombar e ardência ao urinar. Os sintomas fizeram o médico suspeitar de infecção urinária. Ele solicitou um hemograma e um exame de urina.

O hemograma deu positivo para infecção, no entanto, no momento em que ela entrou no banheiro da unidade para colher a amostra de urina, entrou em trabalho de parto.

Prontamente, a equipe de enfermagem que estava acompanhando a paciente chamou a equipe médica e todos agiram para colher o bebê que já estava nascendo dentro do banheiro.

Após o parto, que segundo o médico foi um sucesso, mãe e filho foram estabilizados e, posteriormente, transferidos para a maternidade Almeida Castro, para avaliação de um neonatologista e de um obstetra.

Segundo Marcelo Duarte, em nenhum momento eles não desconfiaram de gravidez, visto que além desse fato não ser mencionado pela jovem, ela também não tinha barriga que levasse a equipe desconfiar. O médico acredita que a gravidez estava por volta das 36 semanas.

“O importante é que deu tudo certo, a equipe foi altamente eficiente, toda a equipe da UPA está de parabéns, ter cumprido seu papel, fez tudo da melhor forma possível em busca de salvar a criança e a mãe e assim foi feito. Os pacientes estão excelentemente bem, tanto a mãe como a criança”, disse.

Ainda segundo o médico, o que realmente chamou atenção na história é que a paciente realmente não sabia que estava grávida, que em momento algum desconfiou da gravidez.

“Ela fazia uso de medicação contraceptiva, então não menstruava, não apresentava dores. A queixa dela era essa dor lombar e a disúria [dor ao urinar], em momento nenhum ela falou em gravidez. Mas o mais importante e gratificante para a gente, foi ter cumprido nosso papel brilhantemente bem. Tá de parabéns toda a equipe da UPA do Alto de São Manoel”, concluiu.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário