O município de Serra do Mel-RN, distante 40 km de Mossoró-RN e com mais ou menos 13 mil habitantes, ocupa a liderança nacional na produção de castanha de caju.
Nesta quinta-feira, 31, recebeu produtores de caju e castanha de vários estados do Brasil procurando conhecer o modelo de produção dos produtores do município.
A visita técnica contou com comitiva dos Estados do Piauí, Ceará, Roraima e também de alguns municípios do Oeste do RN, entre os quais Severiano Melo, Apodi e Mossoró.
Estavam acompanhados com de especialistas, gestores e instituições de apoio ao setor agrícola, de vários setores da administração pública e instituições parceiras.
A comitiva foi recebida às 9h30 pelo prefeito eleito, Kênio Azevedo, na sede do Poder Executivo municipal, onde aconteceu uma reunião rápida tratando sobre o município.
Em seguida, a comitiva seguiu para o lote do produtor Antônio Moura, para observação do o sistema produtivo, trocar experiências e discutir o uso de novas tecnologias
“É uma grande satisfação, junto aos nossos produtores, poder compartilhar conhecimentos e soluções que estão fortalecendo a cajucultura em nossa região”, declarou Kênio Azevedo.
Ele reforçou o compromisso do município em continuar apoiando e incentivando os produtores locais, investindo em tecnologia e sustentabilidade.
A secretária de Agricultura, Andreia Vicente, também celebrou o encontro e destacou o apoio de importantes parceiros como Embrapa, Sebrae e Banco do Nordeste.
“É um orgulho estarmos ao lado de produtores que fizeram de Serra do Mel o maior produtor de castanha de caju do Brasil”, afirmou Andreia, destacando o papel fundamental das parcerias para o sucesso da cajucultura no município.
Com essa visita, Serra do Mel se consolida como referência para a produção de castanha de caju e abre portas para fortalecer ainda mais o setor, contribuindo para o desenvolvimento da economia local e regional.
Capital da Castanha
A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte a aprovar projeto do deputado estadual Albert Dickson, do PROs, em 2020, considerando a castanha de caju da Serra do Mel como patrimônio imaterial do Rio Grande do Norte. Trata-se da Lei 11.367, que foi sancionada e publicada no Diário Oficial no dia 21 de janeiro de 2023.
Governo sanciona lei que torna a castanha da Serra do Mel patrimônio cultural imaterial do RN
O município de Serra do Mel tem 23 vilas, sendo que uma administrativa (Brasília) e outras 22 rurais. Nestas vilas, quando o município foi criado, no final dos anos setenta, foram plantados 2,4 milhões de pés de cajueiro. Esta copa já foi praticamente 100% substituída por variedades mais resistentes a pragas (desenvolvidos pela EMBRAPA) e com maior potencial de produção.