A Prefeitura de Mossoró recebeu na manhã desta terça-feira (19) o troféu que oficializa a entrega do selo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), edição 2021/2024. A cerimônia foi realizada na Escola de Governo, em Natal, e contou com a presença do prefeito Allyson Bezerra, secretários municipais, demais representantes do Poder Público municipal e também do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA).
“Sentimento de dever cumprido pelo trabalho em prol da criança, adolescente, jovem da cidade de Mossoró, e o reconhecimento de um importante selo internacional, o reconhecimento também da ONU, da Unicef, ao trabalho que foi desenvolvido durante esses quatro anos. Eu quero dizer que é um reconhecimento ao trabalho da equipe, dos servidores, e a programas como o ‘Mossoró Cidade Educação’ e ‘Jovem do Futuro’. Vamos continuar esse trabalho de investimento na nossa cidade”, afirmou o prefeito Allyson Bezerra ao receber o troféu.
A certificação do órgão que faz parte da Organização das Nações Unidas (ONU) é um reconhecimento pelas ações da Prefeitura de Mossoró voltadas à primeira infância e adolescência em áreas como educação, saúde e proteção social. O resultado é fruto de um trabalho intersetorial, como destaca a articuladora do Selo Unicef no Município, a ouvidora-geral Janaína Holanda.
“Hoje é a coroação de todo um trabalho que vem sendo feito durante quatro anos, mostrando que Mossoró é um município aprovado, mostrando que Mossoró colocou as crianças e adolescentes como prioridade. Muito feliz por esse momento, por compartilhar essa vitória com todos os profissionais, todos os servidores, com o Conselho Tutelar, Comdica, todas as pessoas que, diretamente e indiretamente, contribuíram para esse momento especial”, frisou Janaína, que acompanhou a solenidade de entrega do troféu em Natal.
As ações que levaram Mossoró a conquistar o Selo Unicef foram executadas, em especial, pelas secretarias de Assistência Social e Cidadania, Educação e Saúde. “O programa ‘Jovem do Futuro’ também está também muito fortemente vinculado à questão do Selo”, pontuou o secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Etevaldo Almeida.
O titular da Secretaria Municipal de Educação, Marcos Oliveira, ressaltou que ‘’no geral, o cuidado que o Município de Mossoró vem desenvolvendo com a primeira infância, o cuidado com que a equipe da SME vem promovendo desde o início da gestão, tudo isso contribui para a conquista do selo. Essas ações estão relacionadas ao acolhimento das crianças, à melhoria da infraestrutura, reforma de UEIs, cuidado com a higiene das crianças, o cuidado também com relação à alimentação escolar, formação de professores, aquisição de imobiliário, de materiais didático-pedagógicos, entre outros pontos”.
“A Secretaria Municipal de Saúde tem muita satisfação em estar participando desse momento, porque nós temos indicadores que mudaram vidas de crianças e adolescentes, indicadores como o da vacinação, também a redução da gravidez de adolescência, entre outros. Foram quatro anos de várias ações com resultados”, afirmou Janielly Mendonça, coordenadora da Política de Atenção Integral à Saúde da Criança e do Adolescente.
A parceria do Conselho Tutelar e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) também foi fundamental para que Mossoró alcançasse a certificação do Unicef, como destaca a conselheira do Comdica, Joana Amélia Alves. “Estamos muito felizes em fazer parte de todo esse processo, toda essa articulação, com todas as secretarias, Conselho Tutelar, Conselho de Direitos. É um sinal de que o Município de Mossoró tem avançado na política da criança e da adolescente, e nós, enquanto Conselho, estamos muito felizes em fazer parte disso”.
Representando todos os adolescentes de Mossoró, Carlos Magno Nunes e Michele Kaiane Barreto acompanharam a entrega do troféu e enfatizaram a alegria da conquista. “Estou aqui hoje para receber o troféu do Selo Unicef, uma das nossas grandes conquistas. E eu estou muito feliz por estar aqui. Para mim, tem sido muito interessante estar no NUCA, porque é algo que me ajudou muito, é um lugar que eu posso me sentir à vontade, expressar o que eu estou sentindo”, falou Carlos, de 16 anos. “Muita alegria por estar participando desse projeto. E esperamos que possamos receber mais selos. A gente faz várias atividades lá no NUCA, o que é bem legal. Gosto bastante”, acrescentou Michele, de 17 anos.
Chefe do escritório do Unicef para os estados do Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí, Rui Aguiar ressalta quais os critérios analisados para a certificação dos municípios. “É um selo que acontece exatamente depois da pandemia, quando caíram os índices de cobertura vacinal, quando as crianças corriam risco de abandonar a escola, quando aumentou o risco da violência doméstica, e os municípios deram a volta por cima, recuperaram a cobertura vacinal, o abandono escolar foi quase zero e aumentou a capacidade de resposta às violências. Os principais desafios foram vencidos e a gente está aqui para festejar e reconhecer isso”, concluiu.