04 DEZ 2024 | ATUALIZADO 18:27
ESTADO
03/12/2024 17:54
Atualizado
03/12/2024 18:45

Lajedo de Soledade, de Apodi-RN, poderá ser reconhecido como patrimônio mundial da UNESCO

Nesta terça, 2, o Procurador-Geral do Estado, Antenor Roberto, se reuniu com representantes da Procuradoria do Patrimônio e da Defesa Ambiental (PPDA) e do IPHAN para discutir a documentação necessária para o processo para o reconhecimento internacional. O Lajedo Soledade fica na Chapada de Apodi, no Município de Apodi. Suas ravinas e cavernas abrigam pinturas rupestres e fósseis de animais da era glacial. O Lajedo corresponde a uma área de aproximadamente 200 hectares (10 mil m²), conhecida também como Formação Jandaíra.
Sítio Lajedo de Soledade poderá ser reconhecido como patrimônio mundial da UNESCO. Nesta terça, o Procurador-Geral do Estado, Antenor Roberto, se reuniu com representantes da Procuradoria do Patrimônio e da Defesa Ambiental (PPDA) e do IPHAN para discutir a documentação necessária para o processo para o reconhecimento internacional. O Lajedo Soledade fica na Chapada de Apodi, no Município de Apodi. Suas ravinas e cavernas abrigam pinturas rupestres e fósseis de animais da era glacial. O Lajedo corresponde a uma área de aproximadamente 200 hectares (10 mil m²), conhecida também como Formação Jandaíra.
Foto: Pedro Cezar

A Procuradoria Geral do Estado do Rio Grande do Norte (PGE-RN) está assessorando o Governo do Estado e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) no processo de reconhecimento internacional do Sítio Lajedo de Soledade, como patrimônio mundial da UNESCO.

Nesta terça-feira (3) o Procurador-Geral do Estado, Antenor Roberto, esteve reunido com o Procurador do Estado, Francisco de Sales Matos, lotado na Procuradoria do Patrimônio e da Defesa Ambiental (PPDA), com Leonardo Troiano, Coordenador do IPHAN, e com Manoel Solto Maior, Arqueólogo do IPHAN.

O Lajedo Soledade fica na Chapada de Apodi, no Município de Apodi. Suas ravinas e cavernas abrigam pinturas rupestres e fósseis de animais da era glacial. O Lajedo corresponde a uma área de aproximadamente 200 hectares (10 mil m²), conhecida também como Formação Jandaíra.

Esta rocha formou-se há aproximadamente 90 milhões de anos, quando um mar raso cobria toda a região. O Lajedo de Soledade é a maior exposição de rocha calcária da bacia do Potiguar, formado ainda quando um mar raso cobria toda a região.

Nessa paisagem excepcional, fendas, sumidouros e cavernas abrigam ossos de gigantes da era do Gelo. É um dos registros arqueológicos mais importantes do país, que nos conecta ao nosso passado ancestral, ao nosso presente e ao nosso futuro. O Lajedo de Soledade é patrimônio cultural brasileiro.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário