15 JAN 2025 | ATUALIZADO 18:24
SAÚDE
ANNA PAULA BRITO
15/01/2025 17:05
Atualizado
15/01/2025 17:07

População reclama de entrega irregular de insulina; PMM diz que distribuição está normal

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró (SMS) informou que as insulinas que são de responsabilidade do município, Tresiba, Novorapid e Glargina, estão sendo entregues à população normalmente. O desabastecimento estaria relacionada as que são de responsabilidade do estado, que são a NPH e Regular. Procurada, a Sesap informou que todo o abastecimento de insulina no Brasil encontra-se comprometido, por conta de problemas na produção do medicamento e que a secretaria está trabalhando ao máximo para tentar regularizar.
População reclama sobre entrega irregular de insulina; PMM diz que distribuição está normal. Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró (SMS) informou que as insulinas que são de responsabilidade do município, Tresiba, Novorapid e Glargina, estão sendo entregues à população normalmente. O desabastecimento estaria relacionada as que são de responsabilidade do estado, que são a NPH e Regular. Procurada, a Sesap informou que todo o abastecimento de insulina no Brasil encontra-se comprometido, por conta de problemas na produção do medicamento e que a secretaria está trabalhando ao máximo para tentar regularizar.

O Portal Mossoró Hoje recebeu reclamações sobre a entrega de insulinas no município. De acordo com as informações enviadas, a entrega estaria acontecendo de forma reduzida, desde o mês de dezembro.

Ao procurar pelo medicamento, o beneficiário foi informado que, neste mês de janeiro, devido pouca quantidade recebida, estava sendo realizada a entrega de apenas uma unidade da Novorapid por paciente, para conseguir atender ao maior número de pessoas.

Atualmente, Mossoró tem 1.601 pessoas cadastradas para o recebimento do medicamento. A distribuição das insulinas Tresiba, Novorapid e Glargina são de responsabilidade do município, enquanto os tipos NPH e Regular são de responsabilidade do Estado.

A reportagem do MOSSORÓ HOJE procurou a Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró (SMS), que informou, por meio de nota, que as insulinas que são de responsabilidade do município, estão sendo entregues à população normalmente (veja nota abaixo).

Já a Secretaria de Saúde Pública do RN (Sesap) informou que todo o abastecimento de insulina no Brasil encontra-se comprometido, por conta de problemas na produção do medicamento. “A Sesap está trabalhando ao máximo para tentar regularizar, mas é uma situação que foge completamente da alçada da secretaria”, informou, também por meio de nota.

No início do mês, o Ministério da Saúde informou que tem adotado medidas estratégicas para enfrentar a restrição global na oferta de insulinas humanas NPH e regular e que ampliou para R$ 1 bilhão o investimento para aquisição do medicamento em 2025.

https://www.mossorohoje.com.br/noticias/52273-ministerio-da-saude-amplia-para-r-1-bilhao-o-investimento-para-aquisicao-de-insulina-em-2025

VEJA NOTA DA PMM ABAIXO:

Nota

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que as insulinas que são de responsabilidade do Município estão sendo entregues à população normalmente. Já com relação às insulinas de responsabilidade do Governo do Estado, a SMS recebeu uma quantidade pequena nesta terça-feira (14), que já foi distribuída para as unidades básicas de saúde, já estando disponível para os pacientes.

Mossoró-RN, 15 de janeiro de 2025

Secretaria Municipal de Saúde


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário