O prefeito Allyson Bezerra orientou o secretário Miguel Rogério, de Serviços Urbanos, que fosse feito inspeções periódicas nos canais pluviais de Mossoró-RN.
A proposta é fazer este monitoramento para que sejam adotadas medidas e seja evitado transbordamento destes canais dentro das casas.
A principal preocupação é com o canal do Thermas e do Sal Pinto, no Walfredo Gurgel, que precisam de manutenção e limpeza em especial , neste período antes do inverno.
"Começamos esse trabalho em dezembro do ano passado e esses canais do Thermas e do Sal Pinto, no Walfredo Gurgel, são os pontos que o prefeito Allyson pediu que seja dada maior atenção, fazendo uma inspeção periódica, nos fazemos a inspeção e em seguida já programamos a limpeza e desobstrução", explicou
Miguel Rogério disse que o município tem hoje um sistema periódico de limpeza que é intensificado com a chegada das chuvas.
Sobre as lagoas de captação, o secretário disse que são mais de 10 lagoas e todas estão sendo monitoradas, no caso da Lagoa do Bispo, a limpeza está sendo feita a cada quinze dias para funcionar bem a drenagem durante as chuvas.
"A lagoa do Bispo assim como as demais, seguem em monitoramento, quando há necessidade já colocamos uma equipe com maquinas para retirada da lama, do mato e temos esse cuidado pois essas lagoas previnem as inundações", destacou.
O secretário disse que para o serviço de limpeza, Mossoró conta com mais de 300 trabalhadores atuando dia e noite para garantir que a cidade fique limpa e agradável de se morar e receber visitantes. Inclusive, Miguel Rogério ressaltou que Mossoró-RN é a única cidade do Brasil que tem equipes de limpeza trabalhando 24 horas por dia.
"Nós temos hoje mais de 300 homens fazendo a limpeza de Mossoró com máquinas 5 retroescavadeiras, uma PC e 18 caçambas que fazem o percurso diário em toda Mossoró, fora os carros coletores. Mossoró é a única cidade do Brasil que possui equipes de limpeza 24h por dia com trabalho noturno, que é um horário mais frio e com pouco movimento de carros nas ruas, o que facilita o trabalho do gari", ressaltou.
Miguel Rogério pede ainda que a população não coloque lixo na rua, para haver uma contribuição efetiva pelo bem estar de todos.
"Pedimos a população que contribua e não jogue lixo na rua, espere que o carro coletor passe e entregue aos nosso garís, são três vezes por semana que a coleta é feita religiosamente, precisamos que a população nos ajude não jogando lixo nas ruas, bueiros e canais, essa é uma situação que precisamos da jauda da sociedade, a prefeitura faz a sua parte, mas a população também precisar ajudar", finalizou.