O Tribunal do Júri Popular condenou Patrick Vinicius da Costa Silva, a 22 anos e 6 meses de prisão pelo assassinato de Matheus Marques dos Santos Batista, crime este ocorrido às 10h50 do dia 2 de agosto de 2022 na Rua Melo Franco, no perto da Praça dos Hospitais, no Centro de Mossoró-RN. Os trabalhos foram presididos pelo juiz Vagnos Kelly, da 1ª Vara Criminal.
Este foi o primeiro júri deste ano de 2025. Segundo o Edital de Convocação da Primeira Vara Criminal de Mossoró, estão programados para acontecer nesta primeira reunião do Tribunal do Júri Popular mais ou menos 30 julgamentos, não só de réus da comarca de Mossoró, mas também desaforados de outras comarcas.
No Júri desta segunda-feira, 3, consta na denúncia do MPRN, que Patrick Vinícius dirigiu o carro para Alan Deybson Abreu Fernandes matar Matheus Marques. Deybson já foi julgado e condenado. O caso foi investigado pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa de Mossoró, que resultou no indiciamento e, agora, condenação do segundo acusado.
Após leitura da sentença, foi decretada a prisão preventiva de Patríck Vinicius da Costa Silva.
Os trabalhos foram iniciados por volta das 9h, com o juiz Vagnos Kelly Figueiredo de Medeiros explicando aos novos jurados como funciona o processo do Júri. Em seguida, foi realizado o sorteio dos 7 cidadãos para compor o Conselho de Sentença.
Sobre o julgamento desta segunda, o promotor Armando Lúcio Ribeiro afirmou que a acusação estava com provas técnicas sobre a culpa do réu e com base nestes documentos e também depoimentos de testemunhas, pediu a condenação por homicídio qualificado.
Já a defesa, patrocinada pelos advogados Fabrício Santos da Silva e Otoniel Maia Júnior, fez uso da tese de negativa de autoria. Os advogados afirmam que o não há provas suficientes para a condenação de Matheus e que a polícia civil teria se baseado apenas no fato de o carro utilizado no crime estar em nome de um familiar do réu.
Patrick Vinícius aguardou o julgamento em liberdade e não compareceu ao Fórum Municipal Desembargador Silveira Martins, nesta segunda-feira, dia 3.
O júri terminou ao meio-dia, com o Conselho de Sentença votando integralmente pela culpa do réu Patríck Vinicius. Coube ao juiz presidente dos trabalhos, com base no que foi votado pelos sete jurados, aplicar a pena de 22 anos e 6 meses de prisão.
No dia 02 de agosto de 2022, Matheus Marques dos Santos Batista estava dentro de um veículo, aguardando o avô, que realizava tratamento contra um câncer no Hospital da Liga, estacionado ao lado de um muro, nas imediações da Praça dos Hospitais, Centro de Mossoró.
Enquanto aguardava, a vítima foi surpreendida por um veículo que se aproximou e um dos ocupantes desferiu vários disparos de arma de fogo contra ela.
Pego de surpresa, Matheus não teve qualquer chance de reagir. Ele não resistiu aos ferimentos e encontrou em óbitos ainda no local.
Veja também Youtube: