Professores da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte aprovaram, nesta quarta-feira (19), um indicativo de greve por tempo indeterminado.
A decisão foi tomada durante assembleia no Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sinte), realizada no Centro Administrativo do Estado, em frente à Governadoria, em Natal-RN.
A categoria reivindica o reajuste salarial de 6,27% para toda a carreira. Pela proposta inicial do Governo, seria celebrado um acordo judicial, com a participação do Ministério Público e do Tribunal de Justiça (TJRN), estabelecendo a implantação do Piso para toda a categoria, ativos (as) e aposentados (as), sendo 2% em março de 2025; e 4,27% em dezembro de 2025. Em relação ao retroativo que seria gerado, o Governo não apresentou proposta.
Na avaliação do Sindicato e dos trabalhadores presentes na Assembleia, a proposta do governo é insatisfatória e não atende os anseios da categoria, apesar de reconhecido um avanço: a garantia de aplicação do Piso na carreira, com integridade e paridade.
A contraproposta dos trabalhadores é o pagamento integral do reajuste de 6,27% em março deste ano. A proposta será formalmente apresentada ao Governo.
A data de início do movimento será definida em uma nova assembleia marcada para acontecer no dia 25 de fevereiro, às 14h.
De acordo com o Sint-RN, a paralisação das atividades na Rede Estadual de Ensino é considerada a última medida pela categoria para garantir a implementação do reajuste de 6,27%, que é devido pelo Governo.