20 SET 2024 | ATUALIZADO 12:16
MOSSORÓ
Da redação
17/03/2016 15:35
Atualizado
13/12/2018 01:03

Preso na Operação Anarriê propõe delação premiada ao Ministério Público/RN

Servidor público Riomar Mendes, em troca por entregar o "esquema", já teve pedido de prisão relaxado e agora a proposta será elaborada para a Justiça homologar a delação premiada
Charada Esporte Geral

O servidor público Riomar Mendes Rodrigues assumiu compromisso com o Ministério Público Estadual para confessar o esquema de corrupção, no período de 2013 a 2014, na Secretaria Municipal de Cultura de Mossoró, e entregar os ‘cabeças’ do esquema que resultou em mais de R$ 2 milhões desviados com a contratação de bandas para o Mossoró Cidade Junina.

Veja mais

Empresa Gondim e Garcia realizava o Cidade Junina desde 2005

MPRN confirma prisão de Gustavo Rosado, Tacio Garcia e a mulher

Operação Anarriê: MP investiga desvios de recursos do Mossoró Cidade Junina

Riomar Mendes, que também é muito conhecido por ser árbitro de futebol, teve prisão provisória decretada pela Justiça juntamente com Tacio Sérgio Garcia de Oliveira, Maria de Fátima Oliveira Gondim Garcia, Kassia Mayara Cavalcante e José Kleber Ferreira da Silva.

O promotor de Justiça Fábio Weimar Thé destacou que a "organização criminosa era comandado pelo então secretário de Cultura, Gustavo Rosado, que se revezava no comando dos crimes com o empresário Tacio Sérgio Garcia de Oliveira".

Tacio Garcia e a mulher Maria de Fátima Oliveira Gondim Garcia tinham como auxiliar, segundo os promotores em entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira, 17, a secretária Kassia Mayara Cavalcante. Já Gustavo Rosado tinha Riomar Mendes e Kleber Godoy.

Com o compromisso assumido de confessar tudo e entregar o esquema, Riomar Mendes recebeu do Ministério Público o compromisso de pedir o relaxamento de sua prisão, que deve ter acontecido já nesta quinta-feira. Ele não foi encaminhado à prisão.

Já Mayara Cavalcante e Maria de Fátima Oliveira Gondim Garcia foram encaminhadas para o Centro de Detenção Provisório Feminino dentro do Complexo Penal Doutor Mário Negócio. Gustavo Rosado e Kleber Godoy foram encaminhados para o CDP de Apodi.

(Foto: Cezar Alves/MH)

Fátima Gondim sendo escoltada, presa, no momento em que saía da sede do MP em Mossoró em direção à viatura policial, que a conduziu para o Centro de Detenção Provisória da Penitenciária Agrícola Mário Negócio.

Já Tacio Garcia foi levado, antes de prestar depoimento, para ser examinado no Hospital Wilson Rosado, onde já ficou internado para tratamento do coração. O promotor de Justiça Eduardo Cavalcante disse que assim que ele tiver condições, vai prestar depoimento.

Na coletiva, os promotores disseram que as prisões foram decretadas com base em provas robustas e também porque ficou constatado nas gravações telefônicas autorizadas pela Justiça que Gustavo Rosado e Tácio Garcia estavam influenciando no depoimento das testemunhas.

A promotora de Justiça Patrícia Antunas, que estava na equipe de 18 membros do Ministério Público Estadual na Operação Anarriê, disse que as prisões poderão ser relaxadas ou, havendo motivo, transformadas em prisões preventivas. “Não se pode descartar nada”, diz Patrícia.

O próximo passo sobre a proposta de Riomar Mendes é fechar o acordo de delação premiada e, este procedimento que permitiu a Lava Jato descortinar um grande esquema de corrupção na Petrobras, será homologado na Justiça. Isto acontecendo, Mendes vai ter redução da pena e outros benefícios.

Na Prefeitura Municipal de Mossoró, o prefeito Francisco Jose Junior confirmou a exonerou de Kleber Godoy e afirmou que não compactua com desvios de recursos públicos. O gestor lembrou que o Mossoró Cidade Junina de 2013 foi licitado e realizado pela gestão da então prefeita Cláudia Regina, que tinha no comando da Secretaria de Cultura o então secretário Gustavo Rosado, irmão da ex prefeita Fafá Rosado. Gustavo permaneceu no cargo em 2014.

Sobre o próximo passo da investigação, o Ministério Público Estadual divulgou nota:

Anarriê: análise dos documentos apreendidos é a próxima etapa da Operação

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário