20 SET 2024 | ATUALIZADO 12:16
MOSSORÓ
Da redação
21/03/2016 15:16
Atualizado
13/12/2018 01:45

Duas mortes por dengue são confirmadas em Mossoró

Pacientes que faleceram eram idosos, já possuíam doenças crônicas e tiveram o quadro de saúde agravados após serem infectados pelo Aedes aegypti

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância à Saúde, divulgou mais um boletim de doenças relacionadas ao Aedes aegypti. De 1º de janeiro a 18 de março deste ano, foram notificados 928 casos de Dengue, 59 de Zika vírus e 208 de Chikungunya. A cidade registrou ainda duas mortes por Dengue e uma por virose.

Todos os pacientes que faleceram eram idosos, já possuíam doenças crônicas, segundo o DO, e tiveram o quadro de saúde agravados após serem infectados com Dengue e virose. Os pacientes estavam internados no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM). A Secretaria Municipal de Saúde faz o apelo à população para que realize vistorias contínuas em suas casas afim de destruir criadouros do mosquito, que se reproduz com mais facilidade em água parada e limpa.

Dos 928 casos notificados de Dengue, 153 foram confirmados, estando o restante ainda sob investigação da Vigilância à Saúde, setor responsável pelo monitoramento das doenças.

“As grávidas devem ter cuidado redobrado, como o uso de repelentes até três vezes ao dia (de preferência no início da manhã, 7h, à tarde, 15h, e início da noite, 17h), usar roupas longas e priorizar locais refrigerados, com ar-condicionado ou ventilador, pois o frio dificulta o ataque do mosquito. Doenças transmitidas pelo vetor podem causar má formação no cérebro do bebê”, afirma a Secretária da Saúde, por meio de nota.

A pasta ainda disponibiliza o número 3315-4833, que funciona em horário comercial, para que a população tire suas dúvidas, denuncie criadouros do mosquito e agende uma visita domiciliar com um agente de endemia, profissional que realiza vistoria, aplicação de larvicida e trabalhos educativos.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário