16 SET 2024 | ATUALIZADO 15:02
NACIONAL
Da redação
22/03/2016 19:59
Atualizado
14/12/2018 08:16

STF determina que Moro esclareça divulgação de conversas de Lula

Decisão foi tomada atendendo a um pedido do governo, que apontou irregularidade na divulgação. Moro também deve enviar para o STF as investigações da Operação Lava Jato que envolvem o ex-presidente.
Arquivo / Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Teori Zavascki, determinou na noite desta terça-feira (22), que o juiz federal Sérgio Moro esclareça a retirada do segredo de Justiça das investigações sobre Luiz Inácio Lula da Silva e a divulgação de conversas telefônicas do ex-presidente com a atual chefe do executivo nacional, Dilma Rousseff.

A decisão foi tomada atendendo a um pedido do governo, que apontou irregularidade na divulgação.

Segundo a Advocacia Geral da União (AGU), Moro não poderia ter quebrado o sigilo das conversas, uma vez que esta decisão cabe somente ao próprio STF, já que alguns dos interlocutores de Lula nas conversas interceptadas serem autoridades, como a presidente Dilma Rousseff e ministros, cujo foro na Justiça é exclusivamente no Supremo.

Além de se explicar, Sérgio Moro deve enviar para o STF as investigações da Operação Lava Jato que envolvem o ex-presidente Lula.

Apesar de tirar as investigações sobre Lula da alçada de Moro, a decisão de Teori Zavascki não derruba decisão do ministro Gilmar Mendes, que suspendeu a nomeação de Lula do cargo de ministro da Casa Civil.

Com informações do G1

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário