25 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:39
ESTADO
Da redação
23/03/2016 11:42
Atualizado
14/12/2018 03:53

ANA vai analisar qualidade das águas dos reservatórios do RN

Contrato entre o Estado e a Agência Nacional de Águas foi firmado nesta quarta-feira. Mais de 60 pontos serão monitorados em todo o RN através do programa Qualiágua
Josemário Alves / MH

Os reservatórios do Rio Grande do Norte passarão por análise da Agência Nacional de Águas (ANA). A análise faz parte do programa QUALIÁGUA. O contrato de adesão ao projeto foi assinado pelo governador Robinson Faria e pelo diretor de Gestão de Recursos Hídricos da Agência Nacional de Águas (ANA), Paulo Varella nesta quarta-feira (23).

O Instituto de Gestão das Águas do RN (IGARN) será responsável por executar o projeto, onde serão monitorados 63 pontos, entre açudes, lagoas, poços e rios perenes. Com a adesão do programa, o estado vai receber da ANA, nos próximos cinco anos, cerca de 4 milhões de reais para realizar o projeto.

De acordo com o governador Robinson Faria, o projeto veio para potencializar um trabalho que já vem sendo realizado pelo IGARN. “Ficamos muito satisfeitos com a adesão do programa, já que seremos capazes de duplicar a capacidade de monitoramento da qualidade das águas superficiais do Estado”, afirmou.

O programa determina parâmetros para a coleta e análises laboratoriais da água, padronizando as informações em todo o país.

Segundo o diretor geral do IGARN, Josivan Cardoso Moreno, o QUALIÁGUA vai oferecer a infraestrutura para que mais pontos sejam acompanhados pelo Estado. “Recebemos veículos baús para a coleta da água e equipamentos para fazer as análises laboratoriais. Já fazemos o monitoramento pelo projeto Água Azul, mas agora será possível avaliar os pontos com mais frequência, uma vez a cada trimestre”, explicou Moreno.

Anualmente, o IGARN deve apresentar à ANA um relatório com os resultados obtidos nas pesquisas. Para cada ponto com metas atingidas, pré-definidas pela ANA, o estado poderá receber R$ 1,1 mil.

“Achamos importante que os recursos hídricos sejam geridos através de uma gestão integrada e descentralizada, onde o estado tenha o conhecimento de quais são os problemas da água e assim, planejar ações para solucioná-los”, disse o diretor de gestão de Recursos Hídricos da ANA, Paulo Varella.

Também estiveram presentes na reunião o secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Mairton França, e a secretária Chefe do Gabinete Civil, Tatiana Mendes Cunha.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário