20 SET 2024 | ATUALIZADO 12:16
MOSSORÓ
Da redação
28/03/2016 13:31
Atualizado
13/12/2018 02:27

Surto de virose faz doações diminuírem no Hemocentro Mossoró

Situação na unidade é considerada crítica. Há necessidade de todos tipos sanguíneos, porém, o que mais está em falta é o tipo O-

O número de bolsas de sangue no Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemocentro) de Mossoró, que chegou ao nível crítico na última semana, começa a melhorar, mas ainda é preocupante. A diminuição das doações se dá, entre outros motivos, em virtude do surto de virose que atinge o município e região, impedindo que potenciais doadores possam praticar o gesto de solidariedade.

“Muita gente deixou de doar por conta da virose e isso afeta o nosso estoque de sangue. Mas por conta da divulgação da imprensa, tivemos uma melhora na quarta e quinta, mas a situação ainda é considerada crítica, principalmente pela demanda”, explica a assistente social Zeine Oliveira.
 
Ainda conforme a assistente, há uma preocupação para todos os tipos sanguíneos, porém, o que está em mais falta é o tipo O-. “Esse tipo de sangue é o que está em mais falta na nossa unidade, mas necessitamos de todos os tipos, já que as doações devem ser de forma contínua para atender a demanda dos hospitais”, disse.

Para os que desejam praticar esse ato solidário e se enquadram nos critérios estabelecidos para a doação de sangue, basta se dirigir até a unidade do Hemocentro, ao lado do Hospital Regional Tarcísio Maia, de segunda a sábado, das 7h às 18h.

Entre os critérios de doação, destacam-se: ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos, pesar no mínimo 50kg, ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas, estar alimentado e apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário